Ronco e problemas para dormir podem aumentar risco de doenças cardíacas

Por , em 6.12.2010

Segundo um novo estudo, o ronco não é só desagradável, mas também pode trazer problemas de saúde. Pessoas que roncam muito alto, têm dificuldade em adormecer ou acordam frequentemente se sentindo cansados podem ter um risco aumentado de desenvolver doenças cardíacas e outros problemas de saúde.

O estudo incluiu mais de 800 pessoas entre as idades de 45 e 74 anos. Os pesquisadores perguntaram a cada um sobre a qualidade de seu sono. Três anos depois, as pessoas que disseram roncar alto foram mais de duas vezes mais propensas a ter síndrome metabólica, um conjunto de fatores de risco para doenças cardíacas, diabetes e derrame, que incluem pressão alta, açúcar elevado no sangue, baixo nível de bom colesterol, triglicerídeos elevados, e excesso de gordura (três dos cinco fatores de risco configuram um diagnóstico de síndrome metabólica).

A pesquisa apóia estudos anteriores que mostraram uma ligação entre dificuldades de sono e problemas de saúde como obesidade e pressão arterial elevada. Mas este é o primeiro estudo a acompanhar pessoas com problemas de sono ao longo do tempo para ver se elas desenvolvem síndrome metabólica.

Globalmente, 14% dos participantes do estudo desenvolveram a síndrome metabólica. Os afro-americanos e os sedentários foram mais suscetíveis do que os brancos e fisicamente ativos, respectativamente, a ter a condição.

Segundo os pesquisadores, as pessoas que tinham dificuldade em adormecer ou que levantavam sentindo-se cansadas pelo menos três vezes por semana foram cerca de 80 e 70% mais prováveis, respectivamente, a desenvolver três ou mais desses fatores de risco.

Os cientistas afirmam que a privação do sono é uma “epidemia” que está quase em paralelo com a epidemia da obesidade e o aumento generalizado dos fatores de risco para doença cardíaca e diabetes. Segundo os pesquisadores, as ligações entre obesidade e síndrome metabólica são bem conhecidas, mas o papel que o sono desempenha é menos evidente.

A pesquisa não pode provar que o ronco ou qualquer outro problema de sono realmente provoca a síndrome metabólica. Embora os pesquisadores tenham feito o controle para atividade física, consumo de álcool e outros fatores, é possível que a obesidade seja parcialmente responsável pela ligação entre problemas de sono e síndrome metabólica.

No entanto, os pesquisadores acreditam que os problemas de sono podem contribuir diretamente em fatores de risco para doenças cardíacas e diabetes. Distúrbios crônicos do sono podem produzir altos níveis de hormônio do estresse e “exagerar” respostas cardiovasculares, o que poderia levar a mudanças na pressão sanguínea, no metabolismo da glicose e no peso.

Até mesmo a física do ronco em si poderia ser a culpada pela ligação. Os experimentos sugerem que as vibrações do corpo, causadas pelo ressonar do ronco, podem aumentar a inflamação potencialmente prejudicial nos forros das artérias.

Por enquanto, o conselho dos pesquisadores é que os médicos perguntem aos seus pacientes sobre sua qualidade de sono, a fim de avaliar o risco de doenças cardíacas e diabetes. Da mesma forma que eles perguntam sobre tabagismo, histórico de doenças, e outros fatores de risco, a questão do ronco e de problemas de sono deveria ser levantada com novos pacientes. [CNN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • Thagui:

    Concordo plenamente com o José51, não tem coisa pior! Digo isso pois já passei por essa situação, não dormia direito, tinha cansaço e dor no corpo o dia inteiro, mal humor e palpitações constantes, e pra completar, a minha pressão vivia nas alturas,(sou hipertensa). Resultado: me separei de quarto a 04 anos, e é lógico que o relacionamento foi pro espaço…mas preferí escolher cuidar de mim e do meu corpo. Hoje estou saudavel e durmo muitíssimo bem. Ele? Continua com sua sinfonía, mas bem longe de mim. Tá ótimo assim.

  • deyse ruas paschoal:

    gostaria de saber mis informaçoes de ronco,pois estou apavorada com o que sinto durante o sono, boca seca e tambem acordo com o meu ronco,nao posso sair para passar final de semana na casa de amigos pois me sinto mail ao dormir e eles me encarnam sobre o meu ronco estou entando em deptressao por esse motivo.obrigada.

  • Ivan da Cruz Gomes:

    Na realidade eu gostaria de saber qual médico procurar para me tratar, pois tenho um ronco que as vezes chega á me acordar, e já sinto todos estes sintomas sintados no texto acima. tenho 42 anos e gostaria de receber alguma orintação.
    desde já muito obrigado.

  • Nerd Malandro:

    Legal essa matéria =D

  • Jose51:

    Não tem coisa pior no mundo que dormir perto de alguem que ronca, causa “Stress” e problemas conjugais.

Deixe seu comentário!