Rotina alimentar pode levar à perda de peso

Por , em 28.07.2011

O caminho para a perda de peso bem sucedida pode ser o tédio culinário. Os pesquisadores descobriram que quando eram oferecidos às pessoas os mesmos alimentos várias e várias vezes, elas tendiam a comer menos.

O estudo sugere também que o nível sem precedentes de variedade na dieta americana pode ser um dos principais contribuintes para a epidemia de obesidade, e confirma que a redução de escolhas pode ser uma estratégia útil para perda de peso.

A Sociedade Americana de Nutrição diz que a variedade é ainda boa para quem está de dieta – mas quando se trata de alimentos saudáveis.

As pessoas não engordam de comer uma variedade de frutas e legumes. Porém quando se tem a oportunidade de variar os alimentos com um alto teor de gordura e com poucos nutrientes, aí é que reside o problema.

Já quando as pessoas se habituam aos alimentos ao comê-los várias vezes, tal habituação diminui a nossa resposta a um estímulo. A monotonia da refeição poderia ajudar as pessoas a perderem peso.

O estudo recém-publicado envolveu 32 mulheres que tiveram a opção de comer um apetitoso macarrão com queijo enquanto completavam uma tarefa de meia hora no computador.

Metade das mulheres participaram de cinco sessões como essa, em cinco dias, enquanto a outra metade participou de uma sessão por semana durante cinco semanas.

As mulheres que tinham a oportunidade de comer a macarronada todos os dias consumiram, em média, 100 calorias a menos por dia, até o final da semana. Aquelas que comiam uma vez por semana comeram 30 calorias a mais por dia durante o estudo.

Para os pesquisadores, o hábito gera uma série de processos psicológicos que podem afetar o peso.

Vício de comer?

Um outro estudo com ratos revelou que a exposição repetida a alimentos ricos em açúcar e com alto teor de gordura muda a química do cérebro dos animas, de forma semelhante à forma como reage na dependência de drogas.

Quando os alimentos mais apetitosos eram removidos da dieta, os animais apresentavam os mesmos sinais que seriam vistos caso eles fossem viciado em morfina.

Está se tornando claro que as novas terapias para comer menos podem acabar sendo os mesmos tratamentos estabelecidos contra o vício de drogas. [WebMD]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • Lu Senne:

    Qdo tomamos um medicamento por um longo período, o organismo acostuma e ele deixa de fazer o efeito esperado, acredito q com os alimentos acontece o mesmo, pq não?

Deixe seu comentário!