Nova espécie de estufa garante salada fresquinha para astronautas

Por , em 16.09.2010

Um sistema que está sendo desenvolvido a mais de dez anos promete oferecer às tripulações de naves espaciais salada fresquinha no espaço.

A idéia é a seguinte: se você está em uma nave que irá viajar para Marte, precisará de espaço para armazenar três toneladas de alimentos – o suficiente para alimentar a todos em uma viagem de 18 meses. Mas se você pode cultivar alimentos dentro da nave, a necessidade de espaço diminui.

A Nasa está testando esse mês, no Arizona, um protótipo de estufa espacial, esperando que o sistema logo possa ser usado na Estação Espacial Internacional. Ela deve ser leve, eficiente com pouca energia e com pouca manutenção.

A luz para as plantas é fornecida por alguns LEDs e o sistema libera fertilizante, sementes e água automaticamente. E a unidade se expande junto com o crescimento das plantas.

Até agora, três tipos de alface foram cultivados na estufa – e todos foram consumidos por participantes do estudo. Além dos alfaces, outros candidatos a “plantas astronautas” são repolho, acelga, tomate, rabanete, pimentões e algumas ervas aromáticas, como manjericão e menta.

Os testes iniciais mostraram que plantas cultivadas dessa forma mantém os valores nutricionais que teriam se fossem cultivadas em hortas comuns aqui na Terra. [msnbc]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • Dowglasz:

    Lento o trabalho nessa estufa.
    …tomar um chá de hortelã na estação espacial…

  • ana paula camoesas:

    Coitados,ainda vão virar grilos.E seria giro,um dia,olharmos para marte e ver um campo de alfaces!

  • ROC:

    …desenvolvido há mais de dez anos… ou
    …desenvolvido por mais de dez anos…

Deixe seu comentário!