Ícone do site HypeScience

Sabe quanto tempo levaria para ler os Termos de Uso de todos os seus apps? Confira

Grupo que defende direitos dos consumidores realizou um protesto criativo nas últimas terça e quarta-feira (25). O objetivo é fazer com que o tamanho dos Termos de Uso de aplicativos como Netflix, YouTube, Facebook, Skype e Angry Birds seja reduzido drasticamente.

O grupo argumenta – com razão – que é impossível que o consumidor leia o termo inteirinho antes de concordar com as condições. Por isso, praticamente ninguém sabe exatamente com o que concordou ao usar esses aplicativos.

“O tamanho atual dos termos e condições de serviços digitais está beirando o absurdo”, diz Finn Myrstad, do Conselho dos Consumidores Noruegueses. “Seu tamanho e complexidade significam que é literalmente impossível tomar uma decisão bem informada”.

 

Maratona de 32 horas


Para ilustrar o problema, um grupo de 10 pessoas se revezou para ler Termos de Uso dos aplicativos mais populares. A leitura foi exibida em tempo real nas redes sociais.

Levando-se em consideração que uma pessoa que vive na Noruega tem em média 33 apps instalados em seus tablets e smartphones, o grupo fez a leitura desse número de termos. A demonstração começou na terça-feira e terminou 32 horas depois, na quarta-feira.

Você teria todo esse tempo e concentração para ler esses documentos antes de selecionar a opção “concordo”? [BBC]

Sair da versão mobile