Sabonete antibacteriano pode prejudicar os músculos

Por , em 16.08.2012

Presente em desodorantes, perfumes, sabonetes e enxaguantes bucais, o triclosan vem sendo usado há décadas para aumentar a eficiência desses produtos no combate a bactérias. Estudo recente, porém, mostrou que essa mesma substância pode não fazer mal apenas a micro-organismos, mas também aos nossos músculos.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia e da Universidade de Colorado (ambas nos Estados Unidos) analisaram os efeitos da exposição contínua a triclosan em fibras musculares cardíacas e esqueléticas. Ao receber pequenas descargas elétricas, as amostras não se contraíram com eficiência.

A equipe também fez testes em seres vivos: depois de vinte minutos de exposição a triclosan, ratos apresentaram uma redução de 25% em suas funções cardíacas. Em outro experimento, peixes expostos durante sete dias à substância demonstraram capacidade reduzida de nado.

“Nós mostramos que o triclosan pode prejudicar funções musculares interferindo em duas proteínas de importância fundamental para a vida”, aponta Isaac Pessah. “Agências regulatórias definitivamente devem reconsiderar se a substância deve ser permitida em produtos de consumo”.

Embora ressaltem que é necessário realizar mais estudos para avaliar os efeitos em seres humanos, os pesquisadores recomendam cautela em relação ao triclosan.[Live Science]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • Dinho01:

    Mas eséra ai!É preciso saber em que concentração e quanto tempo de exposição ao triclosan são necessários para sentirmos esses problemas musculares.Agora,eu já li que o uso excessivo de sabonetes anti-bacterianos pode ter o mesmo efeito do excesso de antibióticos no que diz respeito ao surgimento de bactérias super-resistentes.

Deixe seu comentário!