Como identificar um mentiroso

Por , em 10.04.2012

Os mentirosos são pegos nos mínimos detalhes. Agora, pesquisadores descobriram que o levantar de sobrancelhas e indícios de um sorriso são os sinais corporais para quem mente.

Os estudiosos descobriram quatro músculos faciais que estão ligados aos sentimentos “verdadeiros” de uma pessoa, como culpa, envolvidos em pressões emocionais.

A equipe, da Universidade de Columbia, concluiu que as expressões de surpresa e sorrisos pequenos são sinais de uma mentira.

Psicólogos comentam que a maior parte dos humanos consegue controlar os músculos faciais inferiores, mas os superiores são difíceis, e por isso estão ligados aos comportamentos involuntários.

“Nossa pesquisa sugere que os músculos da face não estão sob controle consciente completo, e certos músculos tendem a nos trair, particularmente em situações muito emocionais”, afirma a pesquisadora Leanne ten Brinke.

Os pesquisadores analisaram as expressões de 52 pessoas – metade depois se mostrou mentirosa – conforme faziam vídeos para expressar o desejo da volta de um familiar que estava longe.

No total, foram analisadas 23 mil imagens de vídeos. A equipe descobriu que mensagens falsas usavam os músculos da testa, o que dava uma expressão de surpresa. Isso também acontecia com os músculos próximos à boca, o que gerava um leve sorriso inconsciente.

“Enquanto as pessoas verdadeiras mostravam uma cara realmente sofrida, os mentirosos não conseguiam replicar a ação dos mesmos músculos”, afirma Brinke.

Mas não saia por aí descobrindo mentirosos. “Nem todos deixam vazar suas emoções verdadeiras, e alguns são melhores do que outros em adotar expressões falsas, como os psicopatas”, finaliza. [Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 4,00 de 5)

7 comentários

  • Anibal o Cartagines:

    Coitado do mentiroso mente uma vez mente sempre,
    ainda que fale a verdade ,
    todos lhe dizem que mente, ;

  • Luis Carlos Santana:

    Bem legal essas expressões corporais né!? Muito bom o site. E, não poderiam ter colocado uma imagem melhor para essa matéria!!! Kkk

  • mister: pm:

    com um taco de Baseball

  • Marcos:

    Agora fivou fácil mentir com essas dicas!!

  • Khajiit:

    Serio? Cientistas descobriram isso AGORA? Tem alguma coisa errada aqui…

  • José Hamilton Marson:

    A matéria poderia ser mais completa, com fotos das expressões verdadeiras e mentirosas na face humana. Em um mundo onde imperam a falsidade, a ‘segunda intenção’, a omissão e a mentira descarada, seria útil esclarecer as pessoas que lutam para não serem enganadas(que são poucas). Para a grande maioria das pessoas, desabusá-las seria fatal, pois, preferem viver no ‘confortável’ mundo das ilusões.
    *Por favor, percebam bem a importância do assunto e mostrem um trabalho mais completo, mais VERDADEIRO.
    Muito Agradecido,
    José Hamilton Marson

  • Andhros:

    Impossível não lembrar do cômico livro “O Corpo Fala”, de Pierre Weil e Roland Tompakow, que interpreta expressões corpóreas involuntárias com uso de caricaturas e análises psicológicas.

Deixe seu comentário!