Salto alto “encolhe” as fibras musculares da panturrilha

Por , em 19.07.2010

Uma pesquisa com mulheres que usam salto alto frequentemente descobriu que suas fibras musculares são, em média, 13% menores do que as que evitam salto.

Curiosamente, há muito tempo foi dito que usar regularmente saltos altos encurtava a musculatura da panturrilha. Na década de 50, secretárias que usavam salto frequentemente reclamavam que era doloroso andar com os pés planos.

Uma pesquisa com 80 mulheres selecionou 11 voluntárias que haviam usado regularmente saltos de cinco centímetros por dois anos ou mais e que se sentiam desconfortáveis ao andar de pés chatos.

A ressonância magnética mostrou que não houve diferença no tamanho dos músculos da panturrilha entre os dois grupos, mas uma ultra-sonografia revelou que as fibras musculares eram realmente menores nas mulheres que usavam saltos.

O estudo também descobriu que as usuárias de salto alto possuem tendões muito mais espessos e duros, o que causa desconforto ao andar sobre os pés planos porque o tendão pode não esticar o suficiente.

Não é necessário desistir do salto alto, entretanto. Não é possível dizer que há uma maior incidência de problemas de panturrilha em mulheres que usam sapatos altos.

Os pesquisadores disseram que alguns exercícios de alongamento já são de grande ajuda. Uma dica útil é ficar na ponta dos pés em um degrau, e usar um corrimão para abaixar os seus calcanhares o quanto conseguir antes de elevá-los novamente.

Outro conselho importante é não usar saltos altos ou sapatos baixos o tempo todo, mas sim usar uma variedade de alturas para trabalhar os músculos da panturrilha através da maior amplitude de movimento. [BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • MARIA CONCEBIDA VIEIRA DOS SANTOS:

    Com a minha idade (62 anos) ainda uso SALTOS e sinto dores na sola dos pés quando os retiro. Mas, faço isso apenas aos Sábados e uso salto Tipo Anabela em outros dias, apenas para sair; isto porque sempre faço ALONGAMENTOS!!! Imagine se não os fizesse!? rsrsrsrs….Parabéns pelo NOVO DESIGN pois está MUITO ATRAENTE “aos olhos!” Artigos de ótima qualidade. Por isso tenho postado alguns em meu SITE PESSOAL http://www.concebidarp. e os internautas estão gostando muito. Abraços.

Deixe seu comentário!