Mulheres são mais felizes se fazem exercício moderado

Por , em 3.10.2011

Mulheres de meia idade que se exercitam em intensidade moderada são muito mais felizes e mais propensas a continuar a malhar do que aquelas que se exercitaram mais intensamente. É o que afirma um novo estudo.

Pesquisadores recrutaram 255 mulheres, entre 40 e 60 anos, para fazer qualquer exercício moderado ou vigoroso, com todas as suas reações monitoradas.

No geral, as mulheres que fizeram exercício moderadamente se sentiram mais energizadas e confiantes de que poderiam fazer mais exercícios no futuro, e também mostraram redução de sentimentos de tristeza e ansiedade.

De acordo com os especialistas, o exercício faz você se sentir melhor, mas ele é agradável de verdade quando realizado em intensidade moderada, especialmente quando você tem uma vida sedentária ou pode estar acima do peso.

Mulheres de meia idade estão entre as menos ativas e o nível de atividade física declina ainda mais com a idade. Entender que exercícios de diferentes intensidades tem efeitos distintos sobre o humor é uma questão importante a resolver, para que se incentive a atividade física entre essas mulheres.

Os pesquisadores estudaram as suas reações através de um diário de atividades e sentimentos relatados pelas mulheres por duas semanas.

No início do estudo, as mulheres completaram duas séries de exercícios moderados ou pesados. O exercício vigoroso consistia em andar na esteira até não tolerar mais a intensidade. O exercício moderado envolvia a caminhada na esteira numa sessão de 30 minutos, em ritmo específico para cada mulher.

Foram monitorados o dispêndio de energia e o tempo gasto nas atividades. O estudo descobriu que exercícios de intensidade moderada faziam com que mais mulheres relatassem que seu humor estava melhor e que se sentiam mais enérgicas, psicologicamente bem e confiantes.

Já os exercícios pesados mostraram benefícios menores para o humor e, para aquelas que estavam acima do peso, os relatos indicavam reduções significativas na calma após as atividades.

Para exemplificar, atividades moderadas são aquelas que permitem que você fale frases curtas enquanto você está se exercitando, mas não permitem que você cante; exercícios como caminhada rápida, dança de salão, andar de bicicleta em terreno plano ou com poucas elevações, canoagem, jardinagem em geral, esportes como beisebol, softbol, vôlei, tênis (duplas) e hidroginástica.

O estudo reafirma às mulheres que o exercício pode ser uma maneira poderosa para melhorar seu bem-estar. Mas não é necessário exagerar no nível de esforço. [Reuters]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • GUILHERME:

    TANTO MULHERES COMO HOMENS QUE SE EXERCITAM, TEM UMA
    GRANDE CHANCE DE SER MAIS FELIZES,POR QUÊ ?QUANDO HOMENS OU
    MULHERES TEM UMA VIDA SEDENTÁRIA DIFICILMENTE CHEGARÃO A SER FELIZES,O SEDENTÁRISMO E A INATIVIDADE GERA UMA DEPRESSÃO MUITO FORTE.
    ACHO QUE SEMPRE QUE POSSIVEL, TEMOS DE NOS EXERCITAR, POIS
    QUANDO VAMOS A ACADEMIA,NÃO LEMBRAMOS DE CONTA PARA PAGAR,
    PROBLEMAS PESSOAIS E ETC…

  • luciana:

    Não adianta pegar pesado, correr atráz do prejuízo, e ficar lesionada.

  • Antonia Canhamero:

    É verdade, quando deixo de fazer alguma atividade física , meu corpo reclama, fica travado ( lógico atividade moderada ) fico de mau humor. Boa matéria.

Deixe seu comentário!