Fazemos cocô errado, e é isso que causa hemorróidas e problemas ainda mais sérios

Por , em 25.05.2015

Sei o que você está pensando: sequer existe um jeito errado de fazer cocô? A resposta é sim. E é aqui no ocidente que a gente acostumou mal.

A pesquisa científica sugere que não devíamos nos sentar para defecar, mas sim ficar de cócoras. As dificuldades começaram a com a invenção do vaso sanitário.

“As 1,2 bilhões de pessoas ao redor do mundo que ficam de cócoras quase não têm incidência de diverticulile e têm menos problemas com hemorroidas”, diz a microbiologista alemã Giulia Enders.

A diverticulite ocorre quando pequenas bolsas – cerca de 5 a 10 milímetros – se formam no cólon, enquanto hemorroidas são vasos sanguíneos inchados que ocorrem ao redor do ânus. Ambas as condições são causadas por esforço para empurrar para fora um cocô.

O estudo

O médico israelense Dov Sikirov testou a posição agachada versus a sentada em um estudo de 2003. Os voluntários foram convidados a fazer cocô em uma das duas posições, enquanto Sikirov tomava nota (agradável, não?).

Os que defecaram agachados levaram uma média de 50 segundos e relataram uma sensação de esvaziamento completo do intestino, enquanto os sentados levaram 130 segundos e avaliaram a experiência como menos satisfatória.

Enders disse que a posição de cócoras coloca menos pressão sobre o cólon do que fazer cocô em pé ou sentado. Nosso intestino não é projeto para se abrir completamente nessas posições – elas formam um ângulo entre onde o cocô está e onde deveria sair (como uma curva de uma estrada. E, assim como um carro, nosso cocô precisa desacelerar para passar por ela). Ficar de cócoras endireita este ângulo e remove o choque.

Esse desenho mostra a diferença entre o ângulo da posição sentada (à esquerda) vs. agachada (à direita)

Esse desenho mostra a diferença entre o ângulo da posição sentada (à esquerda) vs. agachada (à direita)

O que fazer?

Caso você não se anime em começar a usar um arbusto como banheiro, é muito fácil: é só colocar um banquinho debaixo dos pés e se inclinar para a frente no vaso sanitário – isso imita a posição correta de se fazer cocô. Existe até um produto chamado “Squatty Potty” que serve para isso (o banquinho na foto abaixo). [ScienceAlert]

cocoras fazer coco

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,50 de 5)

6 comentários

  • Flora305cc:

    Ainda bem que existem as cirurgias para as hemorroidas. Inventaram até uma indolor (dizem), a tal da THD. Ràpida e indolor.

  • Antonio Carlos Valença de Oliveira Motta:

    Na posição de cócoras, a parede abdominal fica mais coesa pelo bloqueio das coxas e assim facilita a compressão do intestino grosso.

  • Ermindo Cecchetto Jr.:

    Ah, então é por isso que nossas autoridades colocam “bois” nas celas dos presos? Para que eles não tenham hemorroidas.

  • Walter Frade:

    Algumas indústrias que conheci disponibilizavam sanitários com o coletor ao rés do chão, condicionando assim ã posição de cócoras.

  • Jess James:

    Interessante

  • Cesar Grossmann:

    Já vi em banheiros de posto de gasolina.

Deixe seu comentário!