Segurar uma garrafa gelada pode melhorar sua performance ao se exercitar?

Por , em 21.03.2012

Especialistas recomendam pelo menos duas horas e meia de exercício por semana. Mas em pessoas acima do peso, a gordura pode impedir que o corpo dissipe calor, causando um aumento de temperatura que rapidamente leva à exaustão. Agora, um novo estudo mostra que apenas segurar uma garrafa gelada já pode melhorar sua performance.

Estudos anteriores haviam descoberto que usar roupas geladas ou itens similares durante o exercício podia ajudar a diminuir o aumento de temperatura, reduzindo a fadiga, e dando a impressão de um esforço menor.

Agora, pesquisadores da Universidade de Stanford mostraram que o simples ato de carregar uma garrafa gelada pode gerar o mesmo efeito naqueles que estão acima do peso.

Eles recrutaram mulheres obesas, entre 30 e 45 anos, sem outros problemas de saúde. Elas foram divididas em dois grupos, durante três meses, e seguravam água enquanto caminhavam e faziam exercícios aeróbicos. Em um dos grupos, a água era gelada, no outro, estava em temperatura ambiente.

No fim do estudo, as do grupo “gelado” tiveram um nível de participação maior – 98% contra 80% – e também tiveram um maior progresso na atividade aeróbica. Elas conseguiram aguentar mais e correr mais rápido, além de apresentarem resultados melhores na pressão sanguínea, nível cardíaco e tamanho da cintura.

Tente você também: segure uma garrafa de água gelada na mão enquanto se exercita! [NYTimes]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

2 comentários

  • eduardo:

    Vi num documentário no History Channel que um inventor criou um aparelho (bem rústico ainda), que diminui a temperatura do corpo enquanto o atelta faz o exercício. O aparelho é similar a uma luva de metal, a qual é ligada a uma bateria que gera energia suficiente para fazer essa luva gelar…
    Os testes foram incríveis… realmente o atleta superou sua marca sem muito esforço.
    A ideia desse inventou é agora desenvolver uma luva, ou mesmo uma roupa wireless capaz de gerar essa tal energia para esfriar o corpo do atleta.
    Muito interessante esse documentário.

    • Jonathan:

      Uhn..legal, lembra o nome do Documentário?

Deixe seu comentário!