Ser o irmão mais velho ou mais novo afeta sua personalidade e sua inteligência

Por , em 15.08.2010

A ordem de nascimento na família é algo que há muito tempo desperta a rivalidade entre irmãos, mas, segundo um novo estudo, também pode influenciar a personalidade e a inteligência da criança.

Os primogênitos são tipicamente mais espertos, enquanto os irmãos mais novos têm melhores notas e são mais extrovertidos.

Os resultados confirmam expectativas anteriores de que, por exemplo, irmãos mais velhos têm mais aptidão. Porém, contrariam estudos anteriores que afirmam que eles seriam mais extrovertidos.

Os pesquisadores sugerem que há algumas diferenças intrínsecas entre irmãos, que podem surgir não importando o que os pais façam. Segundo os investigadores, não há como tratar as crianças do mesmo jeito, por mais que os pais afirmem que fazem isso, já que elas são diferentes.

A maioria dos estudos anteriores sobre a influência da ordem do nascimento das crianças na família analisa apenas crianças de famílias diferentes. Por exemplo, a maioria esmagadora dos presidentes americanos e ganhadores do prêmio Nobel eram primogênitos, assim como 21 dos 23 primeiros astronautas da NASA. No entanto, esses estudos não levam em conta influências que surgem a partir de crianças da mesma família, como a concorrência que pode existir entre irmãos.

No estudo atual, a equipe examinou 90 pares de irmãos na escola. Os indivíduos deviam relatar suas notas e foram comparados com seus irmãos nas seguintes categorias: inteligência, ética e desempenho acadêmico.

Os mais velhos receberam maior pontuação em testes de matemática e capacidade verbal, enquanto os mais novos tiveram melhor média de em língua inglesa e matemática.

Em um segundo experimento, os investigadores analisaram as diferenças de personalidade entre 76 pares de irmãos na escola. Os irmãos mais novos eram mais sociáveis, sentimentais, tolerantes e abertos a novas experiências do que seus irmãos mais velhos, que, por sua vez, eram mais perfeccionistas.

O porquê dos resultados ainda não é claro, mas os pesquisadores têm algumas ideias. O primogênito pode pontuar mais em termos de inteligência porque, em algum momento de sua vida, ele foi um filho único que recebeu total atenção dos pais.

Irmãos mais jovens podem ter notas melhores porque eles receberam orientação dos mais velhos que já tiveram de encarar certos assuntos. Além disso, crianças nascidas depois podem sentir uma pressão extra para ser competitivo, na esperança de ganhar atenção dos pais.

Os jovens também podem ser mais abertos a novas experiências porque viram os obstáculos que seus irmãos mais velhos superaram e, portanto, se sentem mais seguros ao enfrentar desafios. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,00 de 5)

19 comentários

  • Jefter Vitoor:

    Faz algum sentido!Sou mais velho, e de uns anos pra cá comecei a ver meu irmão como um rival, ele consegue tudo que eu quero, enquanto eu nn

  • Adans ps:

    Eu sou um caso atípico de irmão mais novo então, não sou nada extrovertido e nunca tirei notas boas…

  • Damazio Benedito:

    PRESTA ATENÇÃO SHOMPS E JÚNIOR…..EU ACHEI QUE TEM SENTIDO…..

  • Lucas Figueredo:

    “Os mais velhos receberam maior pontuação em testes de matemática e capacidade verbal, enquanto os mais novos tiveram melhor média de em língua inglesa e matemática.” tem uma contradição aí..

  • Sarah Sani:

    pô sou irmã mais nova, sempre quis a atenção q minha mãe da pra minha irma mais velha, nunca recebi isso , sempre quis parecer responsável pra ele mais a minha irma e melhor , as vzes eu paro pra pensar e vejo q quando eu nasci minha irma sentiu ciumes de mim tbm , mais mae nao pode ter filho predileto .. Ela bem q podia pensar um poquinho em mim e ver q minha irma ja vai pra 21 anos e ja tem a vida dela .. Antes eu queria ateçao de verdade mais vejo quando fui crecendo e fui me virando nao preciso mto mas sempre é bom as vezes ter uma mae ao perto !

  • Irio Silveira:

    Sou irmão mais velho e graças a Deus sempre me dei bem com eles, principalmente o mais novo que sempre considerei mais inteligente em alguns aspectos.

  • abner:

    faz um ano q estive aqui nesse site
    e as coisas mudaram pois meu irmão esta cada veis mais xato pelo amor de Deus

  • sthephanny:

    eu sou irma mais velha e sofro com o preconceito da minha familia com minha idade em relaçao a meu irmao mais novo, sou a primogenita, e em minha casa se houver um desastre com meu irmao mais novo e eu estiver perto sou culpada, meu irmao recebe mais atençao e é um pilantra, se fingindo de bonzinho e me deixando de castigo frequentemente, e hoje ele me bateu eu nao reagi e contei a minha mae e ela nao fez nada! que coisa é essa??? nao e nada justo! eu eu que acabei ficando de castigo e o pilantrinha nao!!! acho isso uma injustiça! sou primogenita 4 anos mais velha, e daíííí?:?????? nao sou culpada de tudo!

  • Daiane:

    Sou irmã mais velha.
    Na minha opnião o texto tem tudo a ver …
    Meus irmãos mais novos tem as melhores notas, porém, na hora de agir e falar, eu que ganho 😉 -q

  • abner:

    meu irmão mais novo e um saco
    mais to aprendendo a lidar com ele mais ta dificil

  • Caroline:

    sooou filha única e me sinto sozinha, mas todos me dizem que ter irmão é horrível ;x KKKKKKKKKKK

  • luiz:

    Nao existe irmao do meio. Existe os mais velhos e os mais novos.
    Sou o mais novo e sempre fui totalmente livre. Saia a hora que queria sem pedir e voltava a hora que queria.
    meus 3 irmaos/irmas mais velhos nao podiam fazer isso, eram alvo constante de preocupacao dos meus pais.
    Sentia aliviado por nao ser irmao mais velho.

  • Isis:

    kkkkkkkkkkk, eu sou filha do meio tbm e já falei isso q vcs tão falando: eu sou a do meio!!! qq eu ganho! hauhsuhaus
    Mas é só quando tô fazendo drama mesmo, porq minhas irmãs até falam q eu recebo mais atenção rsrs
    Uma coisa é verdade, os irmãos mais velhos são mesmo mais perfeccionistas e responsáveis,parece q tem obrigação de se mostrar assim só por ser o mais velho. Em compensação são menos extrovertidos q os outros, isso eu noto com todos os mais velhos q conheço. Mas acho q eles deveriam levar em conta tbm, o tempo q eles ficaram sendo filhos únicos, porq minha irmã por ex, ficou um bom tempo sendo filha única, acho q por isso ela é super ciumenta e até mais na dela. Já mais nova é sempre a mais doidona xD

  • Eduardo M. de C. Nogueira:

    Os irmãos mais velhos, por ser o primogênito e por inexperiência dos pais sofrem uma pressão maior para serem os melhores neste mundo competitivo, além de ouvirem sempre que tem que cuidar dos mais novos. Em relação aos seus irmãos mais novos, onde os pais com mais experiência e mais cansados exigem menos deles.

  • Priscilla:

    Concordo com o Thomas.
    Também sou filha do meio e sinto as mesmas coisas.
    Já tive outros amigos que também era filhos do meio e me sentiam como eu me sinto.
    Já ouvi dizer que é síndrome de rejeição…
    Isso tem explicação?
    Por que todos os filhos do meio se sentem assim?

    • Samira_adb:

      Observo minha prima.Todos falam do mais novo(querido da mãe) e a mais velha(mega emburrada)mas nunca dela! Tbm queria saber o Pq…

  • thomas:

    E os do meio são uns imprestáveis?
    Eu que sou filho do meio sinto que não tive os privilegios do meu irmao mais velho, e nem a atenção que recebeu meu irmão mais novo;;;

  • José Gabriel:

    “Os mais velhos receberam maior pontuação em testes de matemática e capacidade verbal, enquanto os mais novos tiveram melhor média de em língua inglesa e matemática.”

    Afinal, os mais velhos ou os mais novos são melhores em matemática???

    • Carlos:

      Os mais velhos foram melhor nos TESTES (provas) de matemática.
      Os mais novos tiveram melhores MÉDIAS em matemática.

      A média não só é baseada nos testes.

Deixe seu comentário!