Apontar as coisas faz a criança acreditar em você

Por , em 7.03.2012

Pais e mães do mundo inteiro passam pelo desafio de descobrir a melhor forma de explicar as coisas aos filhos. Duas psicólogas da Universidade da Virgínia, em Charlottesville (EUA), dão uma dica simples que pode ajudar: quando estiver querendo demonstrar algo a uma criança, aponte com o dedo.

Tal afirmação partiu de um estudo feito com 48 alunos do jardim de infância (com cerca de 4 anos de idade), que foram colocados para assistir vídeos em que havia duas mulheres atrás de uma mesa, com quatro copos virados de cabeça para baixo e uma bolinha.

Uma das mulheres era a “ocultadora” da bolinha, enquanto a outra deveria adivinhar onde ela estava. A mulher designada para ser a “adivinha” deveria fechar os olhos, enquanto a outra escondia a bola (colocando um tampão no vídeo para impedir que as crianças vissem em qual copo a bolinha tinha sido escondida). Esta era a cena inicial dos vídeos.

Foram apresentados três vídeos: no primeiro, depois da ocultação da bolinha, as duas mulheres se sentavam lado a lado com as mãos no colo. No segundo, cada uma pegava um copo nas mãos. Na terceira, ambas apontavam para um copo diferente. Em cada um dos vídeos, as crianças deveriam adivinhar qual das mulheres sabia onde estava a bolinha.

Quando as mulheres se sentaram ou pegaram os copos, as crianças tiveram 75% de acerto em adivinhar o óbvio: a mulher que sabia onde estava a bolinha era aquela que a havia escondido. No entanto, quando cada uma delas apontou o copo, apenas 50% deram a resposta certa.

Isso indica que o ato de apontar confundiu as crianças: elas acharam que, pelo fato da adivinha ter apontado o copo, ela sabia de alguma outra forma onde estava a bolinha.

Dessa forma, as pesquisadoras deixam a dica de como chamar a atenção das crianças e fazê-las se concentrar no que está sendo mostrado: basta apontar. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • Jardel:

    Creio que crianças não conseguem distinguir más intenções ou algum tipo malandragem.

Deixe seu comentário!