Seria este o primeiro crime cometido no espaço?

Por , em 26.08.2019

A ex-esposa da astronauta da NASA Anne McClain (foto acima) apresentou uma queixa contra ela na Federal Trade Commission, uma agência americana destinada à proteção ao consumidor, acusando-a de ter acessado sua conta da Estação Espacial Internacional (EEI).

McClain confirmou o acesso à conta de Summer Worden, mas negou qualquer infração ou má intenção.

De acordo com o New York Times, o advogado da astronauta afirmou que ela estava apenas se certificando de que as finanças da família estavam em ordem. Ela queria checar se havia dinheiro suficiente para pagar as contas e manter o filho de Worden, que elas vinham criando juntas antes da separação.

“Ela nega veementemente que fez algo impróprio”, disse o advogado Rusty Hardin, acrescentando que McClain estava “cooperando totalmente”.

Ops! Prisão espacial?

McClain e Worden, que é oficial de inteligência da Força Aérea americana, casaram-se em 2014. Worden pediu o divórcio em 2018. Ainda segundo o New York Times, investigadores do Gabinete do Inspetor-Geral da NASA teriam entrado em contato com ambas sobre a alegação.

Este pode ser o primeiro crime cometido no espaço. No momento, quaisquer infrações cometidas na EEI são julgadas pelos países aos quais estão atreladas. À medida que o turismo espacial se tornar realidade, no entanto, poderá ser necessário revisarmos a maneira como se processam crimes espaciais.

Atualmente, existem cinco agências espaciais nacionais ou internacionais envolvidas na EEI – EUA, Canadá, Japão, Rússia e vários países europeus. A estrutura legal estabelece que a lei nacional se aplica a qualquer pessoa e posses no espaço. Logo, qualquer crime cometido por um americano no espaço estará sujeito a leis americanas, e assim por diante.

A estrutura também estabelece condições para a extradição do espaço para a Terra, caso uma nação decida processar um cidadão de outra por má conduta no espaço. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (15 votos, média: 3,47 de 5)

Deixe seu comentário!