Seu rosto representa sua infância

Por , em 23.05.2012

Quando você se olha no espelho, provavelmente vê características que lembram os seus pais. Talvez você tenha os olhos e nariz da sua mãe, mas os lábios e orelhas do seu pai.

Cientistas escoceses descobriram que o seu rosto pode ter muitas outras pistas sutis sobre a sua família – como seu status socioeconômico na infância. O início da vida domiciliar de uma pessoa fica registrado em seu rosto mais de 70 anos depois, de acordo com um novo estudo.

Foram analisados 292 históricos da vida de octogenários, relacionando a sua criação com a simetria de seus rostos e corpos. As pessoas mais atraentes normalmente são as que têm rostos mais simétricos, e a menor simetria pode ser resultado de maiores níveis de estresse, infecções, toxinas, ou diferenças genéticas.

Os voluntários responderam questionários sobre a situação econômica de suas famílias aos 11 anos, incluindo informações sobre a ocupação dos pais, o número de membros que viviam em casa, quantas pessoas dormiam em cada quarto e se eles tinham água encanada. Os participantes também foram questionados sobre o trabalho que realizaram na meia-idade para determinar a classe social que alcançaram enquanto adultos.

Em seguida, os participantes do estudo tiveram as características faciais analisadas. Os cientistas encontraram uma ligação entre as privações no início da vida com a simetria facial – mas não com a do corpo.

Esta associação, embora fraca, foi mais forte nos homens do que nas mulheres. Pesquisadores sugerem que os primeiros fatores ambientais, como a nutrição infantil, doenças, hábitos de ingerir álcool e tabagismo dos pais podem afetar a saúde e o desenvolvimento das crianças, deixando marcas duradouras no rosto.

Homens de origens mais pobres tendem a ter mais assimetria em idade avançada, mesmo que melhorem a posição social enquanto adultos.

Apesar disso, ainda não se sabe se alguns elementos específicos e boas circunstâncias na infância levam a um desenvolvimento mais assimétrico do rosto. Os cientistas acreditam que a simetria corporal geral está mais protegida que a facial. Pelas características do rosto serem mais suaves, elas refletem o estresse em um maior grau. [MSN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!