Você pode expressar felicidade de 17 jeitos diferentes

Por , em 17.01.2019

Os seres humanos conseguem fazer milhares de caretas ou expressões faciais para mostrar várias emoções diferentes, mas apenas 35 delas são expressões universais, aquelas que são compreendidas por todos os povos do mundo independente da cultura.

A felicidade é a que mais pode ser comunicada através de expressões faciais diferentes, com 17 delas. O nojo, por exemplo, tem apenas uma expressão universal, enquanto o medo tem três, a surpresa tem quatro, e a tristeza e raiva têm cinco cada uma.

As diferenças entre as expressões de felicidade são muito pequenas. Pode ser uma pequena diferença no sorriso ou nas rugas dos olhos.

“Foi encantador descobrir isso porque mostra a natureza complexa da felicidade”, diz o coautor do estudo, Aleix Martinez, cientista cognitivo da Universidade Estadual de Ohio. O artigo foi publicado na revista IEEE Transactions on Affective Computing.

“A felicidade age como uma cola social e necessita da complexidade das diferentes expressões faciais. Nojo é apenas isso: nojo”, diz ele.

Este trabalho é uma extensão de uma pesquisa anterior de Martinez, que descobriu que em 75% das vezes as pessoas podem identificar corretamente a emoção de outras pessoas apenas com base em mudanças sutis no rubor em regiões do nariz, bochechas e queixo.

Neste estudo mais recente, Martinez e o coautor Ramprakash Srinivasan, criaram uma lista de 821 palavras que descrevem emoções. Depois eles usaram essas palavras para procurar imagens de expressões faciais na internet. Eles usaram as palavras em inglês, espanhol, mandarim, russo e persa para procurar pelas imagens de rostos.

Eles utilizaram mecanismos de pesquisa de 31 países na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Austrália, e acabaram com 7,2 milhões de imagens.

Anteriormente, acreditava-se que os humanos tinham apenas sete ou oito emoções. “Acreditar que os humanos são capazes de sentir apenas oito emoções é absurdo. Somos criaturas complexas. E as diferentes formas de alegria? Experimentamos o mundo em um nível muito mais profundo do que apenas oito emoções”, diz Martinez.

Martinez e Srinivasan usaram algoritmos de computador para concluir que a face humana consegue se expressar de 16.384 formas únicas, combinando diferentes músculos em diferentes jeitos. Eles separaram as 7,2 milhões de imagens em categorias para emoções diferentes, e acreditavam que encontrariam algumas centenas. Eles encontraram apenas 35.

“Ficamos chocados. Pensei que teria muito, muito mais”, diz ele.

Os pesquisadores também se perguntaram se havia alguma emoção específica para alguma das culturas examinadas, e encontraram oito expressões que são usadas em algumas delas, mas não em todas. Elas expressam sentimentos negativos e positivos, mas não categorias como alegria e raiva. [Science Daily]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (17 votos, média: 3,88 de 5)

Deixe seu comentário!