Nós realmente encolhemos com a idade?

Por , em 12.10.2011

Sua avó diz que era alta quando era jovem, mas agora é baixinha? Seus pais parecem encolher com o passar dos anos? Pode parecer loucura, mas isso não é imaginação: as pessoas realmente encolhem quando envelhecem.

Ficamos menores, basicamente, por três motivos. Primeiro porque, à medida que envelhecemos, os discos entre as nossas vértebras perdem líquidos, fazendo com que eles se achatem e com que as vértebras se juntem.

Um dos ossos curvados que sustentam nossos pés também tende a se achatar à medida que envelhecemos. O último motivo que nos transforma em baixinhos é que perdemos massa muscular com o passar do tempo – especialmente em nosso abdômen, o que leva a uma pior postura.

Em média, encolhemos entre 6 a 8 milímetros por década depois dos 40 anos. Ao todo, os homens terão cerca de 3 a 3,8 centímetros a menos quando tiverem 70 anos, enquanto as mulheres podem perder até 5 centímetros quando alcançarem essa idade. Isso porque, como os homens têm mais massa muscular, seus ossos tendem a ser mais fortes, perdendo menos altura.

Se você está perdendo mais centímetros do que a média, pode ser um sinal de osteoporose – ossos muito fracos e frágeis são mais propensos a fraturas. Cigarro, bebida ou cafeína em excesso, somado ao sedentarismo, também pode te tornar mais propenso a perder altura.

Mas é possível não diminuir de tamanho, ou pelo menos encolher menos. Para isso, é importante praticar exercício físico regularmente – especialmente corrida e atividades que mexem com nossas pernas e quadril. Uma dieta rica em vitamina D e cálcio também ajuda. Uma última dica, mas não menos importante: manter uma boa postura mantém os ossos saudáveis, e mantém o estresse longe das nossas vértebras. [MSN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

5 comentários

  • Valmir de Oliveira:

    E para uma pessoa de baixa estatura? Pior dos pesadelos.

  • Rafael:

    Caminhadas são mais saudáveis do que corridas, ainda mais para os idosos. Para manter a distribuição de cálcio corretamente no corpo, é bom tomar uma dose suplementar de cloreto de magnésio, que retira cálcio de onde não se devia estar (como bico de papagaio) e se reforça os ossos (evitando a osteoporose, por exemplo). Quanto se junta natação à caminhada, e uma alimentação saudável, certamente viveremos muito e com saúde.

  • rubens:

    sera que a parte de baixo também diminuem kkkkkkkkkkkkk

  • Evandro:

    A falta de exercicio até mesmo impede o desenvolvimento e crescimento fisico no periodo de crescimento, pois atrofia, é preciso de estimulo.

    Na idade adulta, tambem, se ficar barato, fazer menos exercicio, menos estimulo, os ossos e musculos vão atrofiando.

  • Pedro Vaz_de_ANGOLA:

    Eu ainda tenho 27 anos…e sinto q já diminuí muitos centímetros!!!

Deixe seu comentário!