Sinais de gravidez iniciais: descubra se você está grávida

Como saber se estou grávida? Confira os sinais de gravidez!

Antes de tirar conclusões precipitadas, você pode conferir aqui se as mudanças verificadas no seu corpo até agora correspondem aos sinais iniciais de uma gravidez.

Funciona assim: quando o homem ejacula, o esperma dele se locomove para o colo do útero e vai até as trompas. Se você estiver em período fértil e tiver um óvulo lá, o esperma irá fecunda-lo e depois se dirigir para o útero, onde poderá crescer e se desenvolver pelos 9 meses da gestação.

Esse processo desencadeia uma série de mudanças hormonais que afetam todos os órgãos do corpo da mulher. Os grandes protagonistas de todas essas alterações são hormônios como Gonadotrofina Coriônica Humana (HCG), progesterona, estrogênio, oxitocina, prolactina e relaxina, que não são nada sutis e deixam uma série de sinais, sintomas e dicas logo uma semana após a concepção de que “sim, você está grávida”.

Para saber se esse é o seu caso, basta saber identificar alguns desses sanais:

1. Mudanças nos seios

Os hormônios da gravidez podem deixar os seios sensíveis e doloridos. Você também pode ter a sensação de que estão maiores e mais pesados. Quanto aos mamilos, eles também podem sofrer mudanças em caso de gravidez. A tendência é que fiquem mais escuros. As veias dos peitos também tendem a ficar mais saltadas. E tem mais: a onda – que está mais para uma enxurrada – de progesterona também pode causar o aparecimento de indesejáveis pelos na região.

2. Cansaço

A fadiga e o cansaço exagerado são alguns dos sinais mais presentes nos primeiros estágios de uma gravidez. A falta de ar também pode fazer parte do combo, porque o feto demanda oxigênio para se desenvolver.

3. Enjoos

Desconforto estomacal é muito comum em qualquer horário do dia. Isso geralmente acontece depois das primeiras seis semanas da gravidez, mas pode ocorrer mais cedo para algumas mulheres. As grávidas também podem perceber cheiros e aromas que antes não sentiam, e isso pode ser uma causa bastante frequente para náuseas e vômitos. Acredita-se que isso é causado pelo aumento dos níveis de HCG.

4. Vontade de fazer xixi toda hora

Durante a gravidez, o corpo cria mais líquidos, o que, consequentemente, aumenta a frequência urinária.

5. Dores de cabeça

A mudança nos níveis de hormônios pode causar dores de cabeça. Se você estiver desconfiada que está grávida e quiser tomar algo para aliviar essa dor, é importante ter muito cuidado na hora de escolher o medicamento. Sentir tonturas ou sofrer desmaios também é bastante comum.

6. Dores no corpo

Graças ao aumento dos níveis do hormônio relaxina, os ligamentos do seu corpo começam a se soltar em preparação para o crescimento do bebê, causando incômodas dores nas costas. Você também pode ter cólicas, porque a parede do seu útero começa a esticar para comportar o feto.

7. Desejos e aversões

A gravidez pode causar todos os tipos de problemas alimentares, tais como desejos ou aversões a comidas extremamente específicas. As mudanças hormonais podem fazer com que seus alimentos preferidos a deixem enjoada, ou também que alimentos que você detestava se tornem seus preferidos.

8. Problemas digestivos

A progesterona extra que passa a circular em seu organismo quando você está grávida pode deixar o seu sistema digestivo um pouco preguiçoso, causando prisão de ventre ou inchaço abdominal.

9. Mudanças de humor

Esse sintoma todas nós conhecemos, a partir da boa e velha TPM. Mas, durante a gravidez, é provável que as chatas variações de humor fiquem ainda mais acentuadas. Isso porque as mudanças hormonais costumam provocar uma verdadeira montanha-russa emocional. Nesse caso, a única coisa que você tem a fazer é se desculpar com seus familiares e amigos, e prometer que isso, eventualmente, vai parar!

10. Sangramento

Algumas mulheres grávidas podem ter alguns sangramentos vaginais. A diferença entre estes e uma menstruação normal é que, quando você está grávida, o fluxo é mais leve e costuma vir antes do que você está esperando. Esses sangramentos acontecem porque o óvulo fertilizado se fixa na parede uterina.

Nem todos os sinais da gravidez são ruins para a mulher. Em alguns casos, em virtude do aumento considerável dos níveis de estrogênio, a mulher fica extremamente radiante e com uma pele brilhante de fazer inveja. Isso varia muito de mulher para mulher.

Também é fundamental ter em mente que menstruação atrasada pode sim ser um sinal revelador, mas é muito importante considerar que esse atraso pode ter diversas outras causas, como estresse, esforço repetitivo, problemas de peso ou até doenças sexualmente transmissíveis. De qualquer forma, se você estiver atrasada e desconfiada de que pode estar grávida, o mais indicado é consultar um médico.[livescience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votos, média: 4,57 de 5)
Curta no Facebook:

Uma resposta para “Sinais de gravidez iniciais: descubra se você está grávida”

Deixe uma resposta