Sinais de rádio de Saturno confundem cientistas
Saturno acabou de ficar ainda mais estranho. A sonda Cassini, da NASA, descobriu recentemente que os sinais de onda de rádio vindos do planeta são diferentes nos hemisférios norte e sul, uma divisão que pode afetar a forma como os cientistas medem o comprimento do dia do planeta.
E a confusão não para por aí. Segundo os astrônomos, as variações de sinal, que são controladas pela rotação de Saturno, também mudam drasticamente ao longo do tempo, aparentemente em sincronia com as estações do planeta.
Saturno emite ondas de rádio naturais, conhecidas como radiações quilométricas de Saturno (RQS). Embora essas ondas sejam inaudíveis aos ouvidos humanos, para a sonda Cassini elas soam como rajadas de uma sirene de ataque aéreo, e variam de acordo com cada rotação do planeta.
Os pesquisadores pensavam que compreendiam esses padrões de ondas de rádio do planeta, uma vez que em Júpiter eles eram tão simples. Com os novos dados, entretanto, os cientistas perceberam que as emissões de rádio de Saturno são muito diferentes.
Os cientistas converteram as diferentes emissões de ondas de rádio do planeta para a faixa de áudio humana.
Quando sondas da NASA visitaram Saturno no início de 1980, as emissões RQS do planeta indicavam que a duração de um dia em Saturno era de cerca de 10,66 horas. Depois, outra nave espacial descobriu que a explosão de rádio variava de segundos a minutos.
Agora, outras observações mostraram ainda que as emissões não são nem mesmo um solo, e sim um dueto. Porém, os dois “cantores” do planeta não estão em sincronia. As ondas de rádio provenientes de perto do pólo norte de Saturno tem um período de cerca de 10,6 horas, enquanto aquelas que vêm de torno do pólo sul se repetem a cada 10,8 horas.
E tem mais: esses números mudam novamente conforme estações. Em dezembro, um estudo utilizou dados da sonda Cassini para mostrar que o período do sul diminuiu de forma constante, e o do norte aumentou, com os dois finalmente convergindo em torno de 10,67 horas em março passado.
Isso aconteceu sete meses depois do equinócio de primavera de Saturno, em agosto de 2009, quando o sol brilhava diretamente sobre o equador do planeta. Desde então, o padrão tem sido contínuo, com o período das emissões RQS sul diminuindo e as do norte aumentando.
Depois de muita análise, os cientistas concluíram que as variações de emissão de rádio realmente diferem de um hemisfério para outro. E esse comportamento estranho muda dentro de um ano de equinócios.
Então, o que está acontecendo? Os cientistas não acreditam que as diferenças nos períodos de ondas de rádio têm a ver com os hemisférios estarem realmente girando em velocidades diferentes. Mais provavelmente, as mudanças são causadas por variações de ventos de alta altitude nos hemisférios norte e sul. O comportamento da magnetosfera de Saturno (a bolha magnética que circunda o planeta inteiro) também pode ter um impacto.
Em outro estudo, pesquisadores descobriram que as auroras norte e sul – espetáculos de luz causados pela interação do vento solar com o campo magnético de Saturno – vacilaram para frente e para trás em latitude em um padrão correspondente às variações RQS.
Ainda outra pesquisa mostrou que o campo magnético de Saturno acima dos dois pólos varia no tempo com as auroras e as emissões de ondas de rádio.
A chuva de elétrons na atmosfera, que produz as auroras, também produz as emissões de rádio e afeta o campo magnético do planeta. Assim, os cientistas pensam que todas essas variações vistas são relacionadas à influência do sol sobre o planeta. [LiveScience]
10 comentários
Tava tocando qual música???É AM OU FM???KUÁKUÁKUÁ…
Qual o problema desses astrônomos?? Eles não entendem que um PLANETA NUNCA DEVERIA EMITIR SINAIS DE RÁDIO??? Precisa de muita ENERGIA prá isso, e planetas não produzem energia!
Saturno é uma miniestrela, não um planeta! Ele tá gerando fusão de hidrogênio em sua atmosfera, algo totalmente incrível, e esses astrônomos boohoos não se tocam disso!
Prof. James McCanney neles!
Muito interessante!!! Imaginem: se somente nos aneis já existe tanto mistério, pensem o tanto de coisas que há debaixo de todo aquele gás e poeira do planeta!!!
Como vc é ignorante Hugo!!!
Desde quando existe sessão de descarrego em igrejas evangélicas??? Se liga cara, descarrego é feito em centros de umbanda!!!
Tá velho mas com mente de um muleke!!!!
E como devem ficar confusos outras civilizações fora da Terra, ao captarem de nosso planeta sons de axé, sessões de descarrego de igrejas evangélicas, vozes de Michael Jeca, Galvão Bueno, Tiririca, um lavador de carro perto de minha residência usando o telefone celular, etc.
João Vitor…parece que vc não emtende nd de ciência mesmo.Me desculpe a franquesa,vc é leigo no assunto…escolha outro site…por exemplo,sobre jogos para PC é o que mais combina com vc pelo que parece…abraços
Tirem esses anúncios do Google das fotos…
Saturno têm mais segredos do que a mente humana pode imaginar…podem estar certos disto…muitas descobertas sobre o ‘famoso’ planeta dos anéis ainda serão anunciadas neste ano…abraço á todos.
eu entendi tudo de nada…
Nossa, planeta mais do estranho esse. Só de pensar que ele é feito de gás já me deixa pirado, agora isso.. o_o