Sistema de aviso de perigo em veículo: o assento que vibra

Por , em 20.07.2010

Meu traseiro está vibrando novamente ou estou prestes a me chocar com um caminhão? Bem, se o protótipo da Yale School of Engineering se tornar um veículo de verdade, no futuro essas duas opções poderiam ser verdade: ao mesmo tempo.

Esse sistema especial de alerta, que se junta a outros tipos como os espelhos laterais que piscam (Audi) e o “fique acordado, faça uma pausa para um café” (Mercedes), é o mais recente dispositivo em sistemas de segurança do condutor. Ele os protege usando motores de vibração do tamanho de celulares no assento.

Há vinte motores dispostos no banco, e eles vibram de diferentes formas e configurações, dependendo do que está acontecendo fora do veículo. Se um carro está se aproximando do seu lado esquerdo, por exemplo, os motores posicionados à sua esquerda vão vibrar nas suas nádegas esquerdas de uma forma bem enérgica, avisando do perigo.

O sistema só foi testado em um simulador, mas os resultados foram bons. Os relatórios mostraram que o assento vibratório melhorou o desempenho dos motoristas e reduziu pontos cegos, porque eles foram capazes de “inconscientemente ver” quando os outros carros se aproximavam. [Gizmodo]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

Deixe seu comentário!