Software inteligente é capaz de se passar por humano

Por , em 12.09.2011

Quem está falando: uma pessoa ou uma máquina? Em breve pode ser difícil de dizer.

Um software chamado Cleverbot passou em uma das provas-chave da inteligência artificial: o teste de Turing. Proposto pelo cientista da computação britânico Alan Turing em 1950, se um ser humano falando com uma máquina acredita que a máquina é um humano, ela passa no teste.

O teste com Cleverbot aconteceu no festival Techniche, em Guwahati, Índia. Trinta voluntários realizaram uma conversa de quatro minutos com uma “entidade desconhecida”.

Metade dos voluntários conversou com seres humanos, enquanto o resto conversou com Cleverbot. Todas as conversas foram exibidas em telões para o público ver.

Os participantes e o público então avaliaram o lado humano de todas as respostas. 59,3% votaram no Cleverbot como humano, enquanto 63,3% dos humanos foram classificados como tais. Um total de 1.334 votos foi dado – muitos mais do que em qualquer teste de Turing já feito.

Um resultado de 50% ou mais é frequentemente considerado como passado no teste, mas há claramente ainda uma lacuna entre Cleverbot e seres humanos.

Passar no teste não prova inteligência, apenas que a máquina pode imitar inteligência. Cleverbot conversa através da procura em registros de suas conversas anteriores, selecionando uma resposta apropriada para o comentário. A versão online do software realiza esta pesquisa três vezes antes de decidir uma resposta, enquanto a versão mais potente, usada no teste, corre 42 pesquisas.

Cleverbot aprende a partir de conversas, e a mesma técnica poderia ser usada para criar uma inteligência artificial mais geral. Os seres humanos aprendem através de dados sensoriais muito mais ricos do que esses; um robô com capacidade de fazer o mesmo seria incrível.[NewScientist]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 3,67 de 5)

8 comentários

  • havemgar:

    nossa , isso passa o tempo

  • havemgar:

    Achei interesante

    • Doriedson Fortes:

      MUITO INTERESANTE! Falei com ele em varias linguas indo ao tradutor… 😀

  • Elizabeth:

    Tentei “dialogar” com esse Cleverbot… parece que estamos num chat com uma criancinha… ele é muito incoerente.

  • jjmm:

    No Brasil só precisa um pouco de futebol, novelas e fofocas! Com um papagaio bem treinado teríamos ótimos resultados!

  • leandro:

    conversei com ele, é muito burro, eu ja tinha uma vez no meu msn um bot para treinar inglês que se lembrava meses depois das coisa que eu tinha dito, mas esse ai não tem nem identidade própria, rsrsr

  • Nik:

    Conheço isso faz bastante tempo também mas ainda falta MUIIIITO pra “se passar por humano”. xD

  • Jefferson:

    Eu já o conheço a muito tempo, ele já fala Português 😀

Deixe seu comentário!