Sol: A estrela da vida está extraordinariamente quieta [Fotos]

Por , em 13.10.2008

Em uma hora a energia solar que atinge a Terra é o suficiente para abastecer o planeta por um ano inteiro, só falta tecnologia para coletá-la de maneira eficaz.

O Sol está na sua fase mais tranqüila dos onze de seu ciclo de atividades. Neste ano ele esteve excepcionalmente quieto, pois são 200 dias seguidos sem manchas solares observáveis.

O vento solar também está nos níveis mais baixos dos últimos 50 anos. Os cientistas não estão certos sobre o significado desta calma incomum, mas monitoram continuamente nossa estrela-mãe com um conjunto de satélites e telescópios.

Seguem abaixo algumas imagens recentes do Sol, indicadas pelos amigos do Novo Mundo, de quando nossa estrela estava em tempos mais agitados. O Novo Mundo também publicou este conto incrível, atribuído à Isaac Asimov, sobre este mesmo tema. Vale muito apena ler.

A imagem do topo deste artigo é de um eclipse solar total fotografado na Índia em 1980.

sol - nuvem de plasma
Uma gigantesca nuvem de plasma é expelida pela fina coroa solar a 60 mil graus Celsius. As áreas mais quentes do Sol, nesta foto, mostram-se quase brancas, enquanto aquelas em vermelho escuro são as mais ‘frias’.

campo magnético do sol
Imagem em close das estruturas magnéticas na superfície solar realizada em 2003.

mancha solar
Uma mancha solar e a superfície granulada do Sol em 4 de agosto de 2003.

Fotos do sol foram feitas durante seis dias, à partir do dia 27 de junho de 2005, e colocadas em seqüência para formar este filme.

campo magnético do sol
Esta imagem em cores falsas de três camadas mostra um período de atividade moderada da coroa solar. As cores mais vivas mostram as áreas mais ativas e o azul e verde mostra o plasma mais frio.

Para ver as fontes destas imagens e outras fotos incríveis do sol visite o Big Picture.

• gecika:

o sol é muito quente mesmo

• joao:

D+++++++++

• vytry:

quem me dera ver o sol de perto era fantastico se isso aconteceecec

• sarah:

nossa eu não sabia disso eu vou ser astroologa quando crescer nossa e muito intereçante isso ne

• Renatha Gomes:

Se você está se referindo ao ato de estudar as estrelas e o sistema planetário ou solar.. o correto seria dizer: “Que você quer ser astrônoma”.. =D

• victoria pereira:

nossa o sol e d+++ queria velo ele de perto mais eu moreria queimada

• isabella romualdo mastellaro:

como eu queria ter tirado essas fotos e ido la pra ver bem de perto sera que alguem tambem queria

• kati:

Eclipses me dão arrepios tenho pavor só de ver pela foto, me dá uma agonia.

• luana:

gostei muito

• luana:

muito enteresante gostei eu gostari de saber mais sobre sa estrelas.

• ebrain:

Li os trechos do conto!
    EMgraçado, que o dialogo, que estão tendo 2065 já acontecia anos atrás,e em 2009, quem não esta ciente que o SOl esta nos estagios finais, mesmo que seja milhoes, ou bilhoes de anos, ou AGORA, (anos frente) quem pode definir o que a natureza nos prepara. O certo, que o consumo de toda energia aqui (Terra) e a omissão por trazer ao planeta formas de capacitação, para um energia limpa se tornará, uma tragédia, na falta da covencional. Esperamos que nossos cientitas, não percam tempo em observar os que os “leigos” não entedem, mas sabem. Pois estão a conviver dentro de todos os aspectos naturais. E não somente, com calculos astrofísicos,matematicos quanticos…..etc.
    E produzam, oque podemos utilizar para o bem nosso e do planeta (pois condições $, e capazes são).
    Em nossa frente se mostra um conto, ficticio numa realidade presente que porventura, aguardamos um desfecho, humano. Ou um punho DIVINO.

Até mais!

• Ailton:

Como nosso planeta e pequeno m comparacao ao sol,assim como ele o e em comparacao a outras grandes estrelas do espaco que o homem conhece.
    …espaco nao tem tamanho,tudo,de certa forma,se mistura e e um so.Nao ha nada grande ou pequeno no universo,assim como nao ha o fim do que conhecemos como espaco.
    …tudo e um misterio para nos criancas.

ps:perdoem a falta de acentuacao-meu teclado esta com problemas,mas escrevi mesmo assim.