Sol retorna a ativa após um período de tranqüilidade

Por , em 23.03.2010

Nuvens de fumaça, por incrível que pareça, são comuns no Sol. Na semana passada, uma enorme prominência dessas apareceu – estranhamente, já que a estrela está passando por um período relativamente calmo.

Uma prominência solar é uma nuvem de gás solar que fica suspensa por causa do campo magnético do astro. Elas são extremamente quentes, mas normalmente parecem ser mais escuras do que o Sol, já que são um pouco mais frias do que a estrela.

Esse fenômeno normalmente dura um mês antes de desaparecer – o gás é expelido para o sistema solar.

– Para baixar a imagem em alta resolução clique aqui

Fonte: Nasa

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • claudemir:

    sim é verdade a cada 12 anos o sol sofre um tipo de pico de energia, assim liberando tudo o que ele emite mais intensamente. e como tudo que o sol emite tambem vem em nossa direçao, acontece alguns contratempos. é normal. Mas coencidentemente o proximo pico de energia ocorrera em 2012.

  • MOITAVERDEJANTE:

    A vida na moita…pode se tornar insuportável…

  • ItaloXM:

    Também gostaria de saber se é verdade mesmo essas coisas de que o Sol pode causar grandes problemas em eletrônicos e redes elétricas como é dito por ai…Obrigado e o Hypescience está cada vez melhor.

  • EVEERALDO BISPO BRANDAO:

    gostei muito deste site gostaria de receber novos email

  • Thiago Vono:

    Li uma vez que, após o periodo de calma do sol ele reinicia suas atividades com força total, isso causaria tempestades eletromagneticas que poderiam ser em direção a terra, queimando todo tipo de eletronico, como aconteceu ha umas decadas atras

    Seria verdade?

Deixe seu comentário!