NASA afirma que grandes quantidades de água na Lua podem ser usadas

Por , em 25.10.2010

Recentemente, a NASA afirmou que há “oásis” de solos ricos em água que poderiam sustentar os astronautas na Lua.

Cientistas estudaram os resultados completos de uma experiência que colidiu um foguete e uma sonda em uma cratera lunar no ano passado. O impacto levantou grandes quantidades de rocha e poeira, revelando um conjunto de compostos químicos fascinantes, e muito mais água do que qualquer um imaginaria.

A NASA afirmou que cerca de 155 kg de vapor de água e água congelada se fundiram para fora da cratera. A análise dos pesquisadores sugere que 5,6% do peso do solo no local de impacto é água congelada.

Os astrônomos disseram que mesmo em pequenas concentrações dessas há potencial para muita água. E ela está sob a forma de grãos de gelo, o que é bom porque a água congelada é um recurso muito fácil de trabalhar. Só é necessário levá-la à temperatura ambiente para retirá-la da sujeira com facilidade.

O foguete e a sonda da NASA alvejaram a cratera Cabeus, uma depressão profunda e escura no pólo sul da Lua, considerado um local com boas chances de haver gelo.

O conjunto dos instrumentos utilizados nessa experiência determinou que 20% da poeira do local era feita de compostos voláteis, incluindo metano, amônia, gás hidrogênio, dióxido de carbono e monóxido de carbono.

Além disso, os instrumentos observaram quantidades relativamente grandes de alguns metais, como sódio e mercúrio. Havia até sinais, embora minúsculos, de prata.

Segundo os cientistas, a água e a mistura de voláteis poderiam ser restos do impacto de cometas ou asteróides, e um número de substâncias químicas complexas e processos físicos estão trabalhando no ciclo e migração dessas substâncias em torno da Lua.

A água congelada não é distribuída uniformemente em todo o pólo sul. Pelo contrário, é mantida em bolsões. Alguns desses oásis são, como em Cabeus, encontrados em sombras onde instrumentos espaciais tem sentido temperaturas abaixo de 244° C negativos. Sob tais condições, o gelo permanecerá fixo durante bilhões de anos.

Mas a pesquisa indica que há, provavelmente, água congelada mesmo em áreas que recebem alguma luz solar durante o ano, desde que esta esteja enterrada no solo.

As regiões recém-descobertas são muito extensas. Segundo os cientistas, isso pode facilitar futuras explorações humanas ou robóticas na busca por uma compreensão do gelo lunar, bem como a sua potencial utilização como recurso.

Em vez de ter de enfrentar o frio e o escuro em uma sombra permanente, eles poderiam pesquisar áreas mais convencionais, nas quais o sol brilha, pelo menos durante uma parte do ano, e através da escavação de uma pequena distância abaixo da superfície, ter acesso ao gelo. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

33 comentários

  • willian:

    Prego Mestre*
    Você já foi lá para ter essa certeza?
    Quem te contou isso? a nasa?

  • Prego Mestre:

    vejam no link:
    http://pt.shvoong.com/exact-sciences/419241-temperatura-na-lua/

    o sangue dos astronautas devem ter “fervido” em suas veias…

    • Murilo Mazzolo:

      Cara tá certo que lá não tem atmosfera pra barrar os raios solares, mas é impossível esquentar o ambiente lunar e os astronautas justamente pela falta da atmosfera, já que não tem partículas de gás ou qualquer outro pra isso, e grande parte desses raios solarem não afetaram os astronautas por causa do uniforme branco, já que como todo mundo sabe, o branco não absorve essa energia.
      Obs: eu não sou Físico pra explicar os fenômenos da interação de calor… mas espero que tenham entendido onde eu quis chegar!!!

  • Prego Mestre:

    peste do inferno!

  • Prego Mestre:

    ninguem foi a lua e pronto! lá não tem atmosfera… e quando o sol bate… fazem 150 graus positivos e quando tá na sombra, fazem 180 graus negativos… por isso o homem nunca pisou e nem vai pisar lá! E PONTO FINAL!!!

    • Andre Craco:

      É para isso que serve a roupa de apenas alguns milhares de bilhões de Dólares, amigo.

  • willian:

    Porque será que a corrida espacial entre URSS E EUA foi tão disputada na época, mas somente EUA chegou lá. Com uma sonda a URSS descobriu algo muito estranho no lado oculto da Lua, EUA ficou ciente da descoberta e então iniciou-se a corrida espacial, mas EUA se deu bem e desfrutou primeiro. A URSS precisou da ajuda dos EUA para ir anos mais tarde (algo totalmente impossível na época), sendo que na época era impossível uma união entre os dois paises, podemos ter certeza que o que estava na Lua era algo tão importante e de tão grande interesse que foi capaz de fazer com que os dois paises trabalhassem juntos.

  • willian:

    RODRIGUES
    Pode ser loucura para os céticos, mas no lado oculto da Lua existe uma cidade abandonada com uma arquitetura jamais vista, a Civilização Humana está proibidade de ir lá.

  • gargwlas:

    primeiro… al gore ganha muito dinheiro falando de ambientalismo.. onde tem dinheiro tem sempre um pouco de descredito….

    o homem tem tecnologia pra ir a lua sim

    ao infeliz comentario que diz que o homem “reza” na reentrada de um onibus espacial, é simplismente falacia.

    o ultimo onibus espacial que sofreu um acidente, Columbia, estava em seu voo 28, entao vez 27 reentradas bem sucedidas.

    até 2008 foram feitas 124 viagens com onibus espaciais e ocorreram 2 acidentes.

    isso não é uma media ruim. principalmente

  • astro venger:

    Nosso planeta tem sua constituição mineral em mais de 70% do composto H2O. Também da mesma forma são percentualmente constituídas as formas vegetais e animais. Do que poderíamos esperar que fosse composto o resto do universo?
    Assim, mesmo com a atual tecnologia, não é de surpreender que se ache água em grandes guantidades no cosmos observável, naquilo que tangivelmente é formado por “terra”.
    Já que o meio aquoso é essencial para a formação de compostos e suas respectivas reações químicas.

  • Tião:

    Não quero dizer q o homem foi ou deixou de ir a lua, mas achar q é inteligente acreditar no q fala a TV ou ta q escrito em algum lugar… sei não!!! E ainda brigar por essas informações? Isso quer dizer q a pessoa acredita como se tivesse participação naquilo, mas quero lembrar que hoje esta aparecendo versões diferentes pra varias coisas que foram por mt tempo afirmadas por varias pessoas pq leram ou assistiram na TV. Por Ex: historia do Brasil é contada no Brasil de um jeito e de outro em Portugal, a segunda guerra mundial e Hitler q tantos odeiam por coisas q não viram ele fazer, cada pais tem uma versão diferente pra contar e por aí vai…

  • aiai:

    como tem gente ignorante nesse mundo que acredita que o homem nunca foi à lua.

    Usem o cérebro! Tem muita diferença em IR à lua e EXPLORAR à lua ¬¬

    são outros custos, outras tecnologias, outros mistérios.

  • Mota:

    Mais uma prova e podemos concluir de que o Homem nunca pisou na lua!

    Pq só agora que descobriram que na lua tem água? e pq quando o homem colocou pés lá não viu este detalhe de perto?

    Precisou colidir um foguete para descobrir!?

    • Andre Craco:

      Não se pode apenas ir lá, abrir um buraco no chão e simplesmente achar água facilmente, amigo.
      Além do mais, existem milhares de provas, até mesmo se você olhar com um telescópio MUITO potente, verá que os EUA deixou vários pedaços de vidros para estudar na terra suas composições, via a laser.

  • Rafael D:

    Engraçado né encontrar informações de um lugar que eles já forão visitar para pesquisar. Ou foi só uma visitinha rápida ?
    Pra mostrar para Rússia que eles podiam chegar lá…
    Dúvido que alguém tenha pisado na Lua de verdade!

    Concordo com o Miqueias Charles devemos cuidar no nosso planeta antes de pensar em sair dele ou a ideia dos cientistas hoje é arrumar outro lugar pra extrair recursos?

    Em 2030 a humanidade irá precisar de 2 planetas terra pra continuar esse ritmo consumista!

    Assistam a verdade incoveniente do Al Gore.

  • miqueias charles:

    Lá vão os “CIENTISTAS’destruir mais um lugar e gastar rios de dinheiro que poderia ser usado na preservação ambiental do nosso planeta!!!Afinal é palavra de ‘CIENTISTA….

  • João Lima:

    Ai sim, então o homem quando foi a lua não vi lá a agua não?

    Tu é que não sabes o que dizes, mas tu por acaso já investigaste um pouco para estar a chamar de paranóicos quem defende que a viagem a lua foi a mentira do século.
    São mais que evidentes as provas de que o homem não foi a lua.

  • Cassio:

    É só noticiar algo sobre a Lua qua aparece a turminha do ” O Homem nunca foi a Lua”. Já chega dessa palhaçada. Não sabem nada sobre o assunto e só repetem o que veem em sites conspiranóicos. Essa estória de homem nunca foi a lua está no mesmo patamar de: a Terra é plana e girafas não existem. É triste ver pessoas dando crédito para pessoas sem formação nenhuma espalhando teorias infantis, primárias e desprezando cientistas sérios e respeitados.

  • Luís:

    Essa Estella com esse comentário, só pode ser loira

  • aldo vieira:

    só posso dizer uma coisa,o homem ta acabando com a terra e agora ta achando um meio de ir morar na lua para detonar com ela tambem….(o homem é igual a cupim ).

  • RODRIGUES:

    wILLIAN, NUM SERIA PQ NUM HA NECESSIDADE ALGUMA DE ELE FAZER GASTOS ENORMES PRA VOLTAR LÁ/???

  • Luís:

    Concordo com o Gilberto, a viagem a lua na era da válvula, onde os transistores engatinhavam em simples circuitos, levaram jipe lunar e um monte de bugigangas, tendo que ter energia para sair da órbita da terra, ir até a lua, sair dela novamente, voltar para a terra … tá mais para filme de hollywood. Hoje com todo o avanço que temos eles mal conseguem por um ônibus espacial na órbita da terra e fazem orações para que no retorno as placas de proteção resistam a re-entrada na atmosfera.

  • Elizabeth:

    Daqui a pouco vão liberar o uso indiscriminado da água na Terra. Qualquer coisa, mandam um foguetinho pra lua buscar água.

  • Marcos:

    Olá a todos !
    Outro dia foi noticiado que a Lua não tinha água, que tinha sido um erro de interpretação dos dados coletados, etc, etc …
    Afinal, a Lua tem ou não tem água ?
    Abraços

  • big bang:

    E so falar de lua e aparece um com esse papinho de “o homem nunca pisou na lua… bla bla bla…”

  • Felipe2:

    Isso mesmo, o homem nunca pisou na lua, as pirâmides foram construídas por aliens, o ET de varginha é o mordomo do Elvis e por aí vai.

    Tem mais alguma idiotice pra falar aí Gilberto?

    Se tivesse que chutar, diria que vc é evangélico. Sendo assim não me surpreende vc ter dito isso.

    Mas se está brincando, foi uma boa piada, um pouco irritante por disseminar a ignorância, mas boa.

  • Ninja:

    Água e mercúrio… delícia.

  • Gilberto:

    Isso aí Willian, eles nunca voltaram porque na verdade eles nunca pisaram na lua.

  • Fábio Cerqueira:

    willian,
    o homem já foi a lua várias vezes, o problema é que ir a lua e ainda se preocupar em trazer a tripulação viva custa muito caro. Pena que o dinheiro é mais investido em guerras do que em pesquisa espacial =/

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_Apollo

  • Estella:

    quero saber por que na Lua tem o dobro de áhua na terra?
    então por que as ciêntistas não pegam essa água
    e trás para a terra? se eles são tão cientistas
    de verdade

  • jose carlos:

    Engraçado! chico xavier falou sobre a agua na lua no programa pinga fogo nos anos 70 e todo mundo deram risada na forma de falar ! pesquise no yotube !
    Agora ta ai a resposta !

    no livro nosso lar que foi escrito em decada de trinta e lançado em 1944 falava tambem de um aparelho que se comunicaçao parecido com o computador e de um anibus que usa o magnetismo para levitar e transportar ! parece fantasia mas o coputador esta ai e onibus é possivel sim !
    um visionario? um louco ? ou um santo? nao sei mas é para se pensar!

  • Felipe:

    Por que é muito mais caro você criar uma nave com equipamento para tripulantes. Lembre-se, na Guerra Fria os Estados Unidos estavam dando a maior grana pra NASA. Hoje, pra eles a NASA não é nada.

  • willian:

    Porque será que o homem nunca mais voltou a Lua? Só manda sondas.
    Muitos acontecimentos ocultados.
    No Google, digite: Lado oculto da Lua

Deixe seu comentário!