Sombra da lua cria ondas acústicas na Terra

Por , em 4.10.2011

Segundo um novo estudo, a sombra da lua cria ondas na atmosfera da Terra que viajam a mais de 300 quilômetros por hora.

Esse efeito já tinha sido descoberto no início de 1970, mas os cientistas só foram capazes de observá-lo agora, durante o eclipse solar total de 22 de julho de 2009.

Os pesquisadores descobriram que as ondas acústicas, também conhecidas como ondas sonoras, na atmosfera superior da Terra se acumulam ao longo das bordas à esquerda e à direita da sombra da lua, conforme ela se move através da Terra, como as ondas produzidas por um navio navegando a água.

Os cientistas não encontraram apenas a característica de “onda de proa” prevista, mas também a “onda de popa” ao lado do equador, bem como a onda de popa por trás da sombra da lua.

Os pesquisadores usaram uma rede de receptores GPS baseados em terra para acompanhar o eclipse de 2009, que passou sobre o Japão e Taiwan. Eles perceberam que ondas acústicas foram geradas ao longo das bordas da sombra da lua, em uma parte da atmosfera superior da Terra conhecida como ionosfera.

Havia uma diferença de tempo de 30 minutos entre a chegada das ondas de “proa” e “popa”. Este número sugere que, se a sombra da lua fosse de fato de um navio, teria 1.712 quilômetros de comprimento.

Segundo os pesquisadores, as ondas são produzidas pelas disparidades de temperatura criadas na Terra durante um eclipse solar, que ocorre quando a lua bloqueia a passagem da luz do sol.

As partes da Terra sombreadas pela lua esfriam naturalmente, e essa diferença de temperatura gera as ondas acústicas.

As ondas se movem a cerca de 361 quilômetros por hora, mais lentamente do que a disparidade de temperatura que dá origem a elas. É por isso que se acumulam ao longo da borda do caminho da lua.

O próximo eclipse solar total visto da Terra, quando a lua bloqueará totalmente o sol, acontecerá dia 13 de novembro de 2012, embora a totalidade só será visível a partir do norte da Austrália e em partes da região do Oceano Pacífico.

O próximo eclipse parcial do sol vai ocorrerá em 25 de novembro de 2011, mas só será visível a partir da Antártica, Tasmânia, Nova Zelândia e sul da África Austral.[LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

7 comentários

  • GUILHERME:

    A NATUREZA REFLETE O AMOR QUE NOSSO CRIADOR TEM POR NÓS .

  • José Calasans.:

    Não devemos estranhar nenhum fenômeno no universo que cause algum efeito sobre o nosso planeta,pois estamos todos conectados com tudo neste universo é o universo quântico.

  • Amauri:

    Quem diria hein… A Lua produzindo Sons… Realmente muito Bom esse Artigo!
    Aliás, o site inteiro é Maravilhoso! Parei aqui por engano, mas o site acabou por ir p/ os Favoritos! =D

  • Jonatas:

    Quando olhamos para a Lua de forma poética é um ótimo tema de romance, de forma visual apenas um mundo seco e desértico em órbita ao redor da Terra. Mas em termos de vida na Terra, a Lua sempre foi fundamental para a nossa existência… A Lua teve contribuição muito significativa para estabilizar a órbita e a rotação da Terra, sua influência nas marés deu rítimo e dinamismo aos oceanos e à atmosfera, e povou de nutrientes os continentes quando estes careciam de vida em relação aos oceanos, através das marés e indiretamente por fenomenos climaticos. A Lua faz parte de tudo que somos e temos hoje, e de nossas culturas e civilizações, e me dói saber que se afasta da Terra a cada ano 4cm.
    Tu que lestes até aqui, seja ateu ou religioso, cientista ou poeta, astronomo ou astrólogo, a verdade em comum é esta, tu como todos adoras esse Satélite Natural acidentado chamado LUA.

    • feio:

      -Parabéns Jonatas!-VC é o mesmo que comenta na pesquisa sobre o quinto gigante do sistema solar??Se for não parece…

    • Jonatas:

      Sou sim, é que a Lua me inspira muito…

  • Roberto:

    Quem diria O Lua causar ondas sonoras no Terra. Cada vez mais se comprova que todo fenômeno tem uma explicação científica. Mas, ainda os tolos são maioria e se acham no direito de acreditar em lendas e mitos piegas.

Deixe seu comentário!