Stephen Hawking tem outra mensagem para o resto da humanidade

Por , em 28.06.2016

Há seis anos, Stephen Hawking alertou a humanidade de que a civilização poderia encontrar seu fim por conta da ganância e estupidez das pessoas. Nesta segunda-feira (27), ele deixou outra mensagem. Ele abriu a entrevista com o apresentador Larry King com a seguinte frase: “Certamente não nos tornamos menos gananciosos ou menos estúpidos”.

O pesquisador de física teórica mais famoso do mundo falou sobre o que ele acredita representar maior perigo para a longevidade da nossa espécie. Ele frisou a ameaça da poluição e superpopulação: “A população cresceu em 1.5 bilhão de pessoas desde a nossa última entrevista, e sem sinal de desacelerar. Nessa proporção, teremos 11 bilhões de pessoas em 2100. A poluição do ar aumentou 8% nos últimos cinco anos. Mais de 80% dos habitantes das áreas urbanas são expostas a níveis inseguros de poluição do ar”.

Inteligência Artificial

Outro alerta do físico é em relação à inteligência artificial e às máquinas em geral. “Inteligência artificial tem o potencial de evoluir mais rápido que a raça humana. A I.A. pode coexistir beneficamente com humanos”, disse ele. O problema, porém, é quando as máquinas superarem os humanos. “Assim que as máquinas alcançarem o ponto crítico de serem capazes de evoluírem sozinhas, não podemos prever se o objetivo delas será o mesmo que os nossos”.

Descoberta científica favorita

A entrevista não tratou apenas de assuntos deprimentes. Larry King também perguntou qual foi a descoberta científica mais surpreendente dos últimos anos, e Stephen Hawking respondeu que foi a descoberta de 1998 de que o universo está em expansão acelerada. [IFLScience]

Confira trecho da entrevista:

• Gabriel Sorroche:

A cada dia é uma revolução e daqui 10 anos sera uma e assim por diante!
    Tenho medo do homem e suas ignorâncias!

• EvandroJGC:

Espero realmente que a população diminua, senão as coisas vão ficar piores, sem contar as outras previsões…

• Neville Martins:

A I.A. parece ser uma etapa inevitável da evolução. Mas como evoluiria ? Será que buscariam recriar uma vida orgânica aperfeiçoada ?

• EvandroJGC:

Acho que em evolução ele se referiu à autonomia total dela, nível de consciência acima do nosso. Isso poderia fazer eles nos verem como maus

• Paulo Felix:

Não vai ser por falta de aviso…