Surto mortal de E. coli atinge a Alemanha e ninguém sabe a causa

Por , em 1.06.2011

Um surto de uma doença causada pela bactéria Escherichia coli (E. coli) atacou a Alemanha, deixando cerca de 470 pacientes (a maioria no norte) com sintomas graves e potencialmente fatais, e matando 16 pessoas – 15 na Alemanha e uma na Suécia.

Pesquisadores alemães ainda estão tentando identificar a fonte do surto mortal, após pepinos espanhóis terem sido descartados por não possuírem a cepa letal.

Tal descoberta veio muito tarde para os agricultores, que foram obrigados a destruir toneladas de produtos hortícolas frescos colhidos no sul da Espanha. Os compradores do norte da Alemanha estão deixando de adquirir até mesmo produtos hortícolas cultivados localmente.

A Alemanha aconselhou as pessoas a não comerem legumes crus, especialmente no norte do país. Enquanto isso, o governo espanhol exigiu compensação para seus produtores afetados. O vice-primeiro-ministro da Espanha, Alfredo Perez Rubalcaba, até ameaçou tomar medidas legais.

Na Alemanha, 1.169 foram afetados por E. coli. Em muitos casos, a infecção gastrointestinal levou a síndrome hemolítico-urêmica (SBN), que causa problemas renais e é potencialmente fatal.

Hoje, a Alemanha confirmou 470 casos de SBN, quase 100 a mais que o número divulgado ontem. Cerca de metade dos pacientes sofreram distúrbios neurais 3 a 5 dias após adoecer, como ataques epilépticos e fala arrastada.

Autoridades alemãs dizem que suas investigações indicam que as pessoas provavelmente foram infectadas através da ingestão de pepinos, tomates e alfaces crus.

Na Suécia, 41 pessoas estão infectadas, 15 desenvolveram SBN. A Dinamarca tem 6 casos de SBN, a Holanda 3 e o Reino Unido 2. Poucas infecções também foram registradas na Áustria, Espanha e Suíça.[BBC]

O presidente da federação de exportação de produtos hortícolas e frutas da Espanha disse que a crise estava custando aos exportadores espanhóis 200 milhões de euros por semana. Questionado sobre quais países pararam de comprar produtos espanhóis, ele respondeu quase toda a Europa.

As autoridades de saúde de toda a Europa aconselharam os cidadãos a lavar frutas e vegetais, fazer o mesmo com todos os talheres e pratos, e lavar as mãos antes das refeições.

Autoridades alemãs inicialmente culparam os pepinos orgânicos espanhóis pelo surto, e a Espanha rejeitou a acusação e ficou bastante revoltada. Eles afirmam querer que a Alemanha forneça, sem qualquer atraso e distrações, as informações necessárias da sua investigação para que a União Europeia (UE) descubra o que está causando o surto de E.coli.

Não só a Espanha, mas a Holanda também espera compensação para seus produtores afetados.

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • Robson Kaiowas:

    isto tem nome e sobrenome,
    bactéria fabricada em laboratório
    pra contaminar a população de propósito.

  • nada:

    “Cientistas estão aprendendo a fazer chover”
    https://hypescience.com/cientistas-estao-aprendendo-a-fazer-chover/

    Talvez isto fez alguém aprender muito mais !

    Basta saber as forma que esta bactéria usa para encontrar hospedeiros.

  • M-ly:

    Eu vi um documentário um tempo atrás que tinha E. Coli nos hamburgueres. Uma mulher até tava lutando contra as maiores empresas dos EUA pq o filho dela de 2 anos tinha morrido por culpa do hamburguer. Acho que o nome do documentário era Food Inc.

    Não duvido nada que venha das carnes comercializadas lá.

  • Ana Paula:

    Ainda não entendi o porquê dessa bactéria ter se tornado
    letal nos países supracitados…
    É comum, pelo menos aqui no Brasil, infecções urinárias por
    por ela causadas.(E.Coli).
    Tem ocorrido uma pandemia, especialmente nos países mais
    frios. Será uma modificação natural da bactéria? Será uma
    modificação “artificial”? …
    Ultimamente as catástrofes- naturais ou não- tem sido uma
    contante nos países ricos.

  • Dorival José Borges:

    A foto é muito bonita,embora pareçam peças de plástico. rsrs
    Pode ser uma espécie de pimentão que não conheço, mas na cesta no canto inferior direito da foto, parecem peixes coloridos de plástico.rsrs
    Brincadeiras à parte, pois o assunto é sério, sinto cheiro de conspiração no ar, por parte de alguns fabricantes de alimentos industrializados, que podem estar associados a um plano de redução populacional mundial. Quando compramos um alimento industrializado, nunca sabemos ao certo o que há na composição do mesmo. Por exemplo: aspartame é um veneno e se utilizado com uma determinada frequência, vai desenvolver no consumidor, sérias doenças. O próprio flúor, [ que é um corrosivo ]se acima do ppm [ partes por milhão ] na água, também compromete a saúde do nosso organismo.
    Em alimentos da terra, lavando-se bem para remover pesticidas, estará certo de consumir um alimento saudável.
    MUITO ESTRANHA ESTA ESTÓRIA DE LEGUMES CONTAMINADOS!
    Não estou a afirmar que não sejam, mas foi contaminado por quem, e com qual propósito?
    Esta ocorrência, só fortalece a indústria de alimentos, enfraquece o seguimento de hortifruti, e garante aos interessados, o controle de quantos serão aniquilados via ingestão de alimentos industrializados, mundo afora.
    Mina modesta dica:
    EVITE AO MÁXIMO ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS!!!

    • Mercedes:

      Concordo contigo Dorival! É meu pensamento também….aí tem….muito estranho isso. Mesmo.

Deixe seu comentário!