Tá com dor? Cruze os braços

Por , em 31.05.2011

Machucou a mão? Segundo um novo estudo, cruzar os braços pode ajudar, aliviando a dor. Os cientistas querem, no futuro, testar o truque em ensaios clínicos para ver se ele ajuda pessoas que sofrem de dor crônica.

Os pesquisadores deram uma série “golpes” com laser nas mãos de 20 voluntários, cada um com duração de 8 a 12 segundos.
Em metade dos experimentos, o grupo recebeu os golpes com as palmas das mãos viradas para baixo sobre uma mesa. Na outra metade, eles cruzaram os braços sobre a mesa. Em seguida, os voluntários classificaram a dor que sentiram em uma escala de 0 a 100.

Quando cruzaram os braços, os participantes avaliaram os golpes como menos dolorosos em comparação com quando mantiveram suas mãos descruzadas.

Os pesquisadores acreditam que colocar as mãos em uma posição espacial estranha em relação ao corpo confunde o cérebro e prejudica o processamento da mensagem de dor.

“Há um descompasso entre a referência do seu corpo e a referência de espaço externo”, conta o autor do estudo, Giandomenico Iannetti. Efeitos semelhantes de alívio de dor já haviam sido relatados antes, através de ilusões envolvendo espelhos, e membros virtuais.[NewScientist]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

6 comentários

  • jurandyr de souza coutinho:

    O SUS vai adorar,nunca tem remédio….

  • Ana:

    Na verdade um esforço que chame a atenção do corpo, também serve, apertar o braço com uma das mãos.

    • squish:

      De fato, ouvi falar de dois fenomenos possivelmente relacionados a isso:

      1) Mão fantasma. Ao trocar as mãos de posição, você tem dificuldade de associar os movimentos e sensações da mão esquerda porque esta já não está mais à sua esquerda.

      2) Desvio de atenção. Ao focar o pensamento em qualquer coisa diferente da dor, parece que a dor diminui. (Tem gente que usa meditação para isto…)

  • Lucas Miranda:

    Mas a posição de cruzar os braços seria como na imagem mesmo?

    • Douglas Miranda:

      Só alivia dores nas mãos?

  • Dr. Laboceta:

    então oque vai ter de hospitais com pascientes de braços cruzados ….. brincadeira hein!

Deixe seu comentário!