Tá me encarando? Humanos travam “batalhas com o olhar” de forma automática

Por , em 14.03.2011

Uma nova pesquisa sugere que humanos iniciam “batalhas com os olhos” de forma automática, especialmente se a pessoa em questão é mandona.

Segundo o pesquisador da Utrecht University (Holanda), David Terburg, a “encarada” é uma das ferramentas mais úteis que temos em nossas interações sociais. E quanto mais mandona é uma pessoa, maior é a probabilidade de que ela inicie um confronto com os olhos sem nem mesmo perceber.

Para chegar a essas conclusões, os cientistas analisaram 40 voluntários, que precisavam olhar para uma série de imagens com pessoas felizes, bravas e neutras. Eles perceberam que os voluntários com personalidade mais mandona ficavam encarando as fotos com pessoas bravas por mais tempo.

Mas porque fazemos isso? A culpada é, novamente, nossa amiga evolução: para ver sua presa, o predador precisa expor os olhos, logo os olhos são sinais de perigo, dependendo do contexto. E quando alguém quebra o contato visual, automaticamente se torna a “presa”, a parte vulnerável da conversa – isso é um sinal de submissão.

Batalhas com o olhar também são mais práticas que brigas físicas. Quando intimidamos alguém apenas com os olhos, não há necessidade de ir para o próximo nível de confronto. [msnbc]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

9 comentários

  • Samuel Alencar:

    Preciso rever conceitos; às vezes, ou de vez em quando, estou agindo de modo enérgico. Não gosto de encaros.

  • Paulo MMartins:

    E o pior é que esta batalha silenciosa existe mesmo.

  • Carlos:

    Neste últimos carnaval fiquei olhando fixamente para mulher que passava pela rua e não adiantou muito, porque o sujeito que estava com ela queria passar para o róximo nível de confronto comigo de qualquer jeito.

    Esqueci de avisá-lo que estava fazendo uma experiência científica.

  • cleusaperoni:

    nossa gostei dessa materia será que sou mandona é otimo

  • cleusaperoni:

    nossa gostei dessa materia será que sou mandona

  • Ezio José:

    Olhar simplesmente por olhar é como os programas televisivos sem nexo. Quando olhar é carregado de alguma forma de pensamento ou imaginação de quem olha, lógico que há influências. Mas na realidade o que funciona mesmo é o pensamento. Este sim é perigoso!

  • edson:

    às vezes encarar de mais pode partir pro próximo nível automaticamente.

  • eduardo:

    Esse cara da foto parece q levou um soco e entortou o nariz… kkkkkk…. esse deve ter passado pro próximo nível de confronto e levou a pior….. kkkkkkkkkk

  • delle:

    Fazia isto com os cachorros e isso funciona bem.

Deixe seu comentário!