Se você tem uma tatuagem, cuidado ao fazer uma ressonância magnética

Publicado em 6.09.2010

Muitas pessoas conhecem alguns dos riscos de se ter uma tatuagem, como doenças infecciosas ou reações alérgicas, mas poucos sabem do perigo que elas causam quando você precisa fazer uma ressonância magnética.

Tatuagens podem dificultar uma ressonância magnética, dependendo dos ingredientes utilizados na tinta e do tamanho da tatuagem. Especialistas dizem que algumas cores de tinta causam mais reação do que outras. Por exemplo, o corante utilizado em tinta de tatuagem vermelha contém ferro, que é magnético e muito sensível aos campos magnéticos usados em aparelhos de ressonância magnética.

Máquinas de ressonância magnética são usadas para localizar tumores e outras anormalidades no corpo humano usando ímãs extremamente fortes. Junto com estes ímãs, o aparelho utiliza frequência de ondas de rádio para fazer com que os prótons nas células do organismo reajam.

Sendo que o ferro da tinta vermelha pode conduzir eletricidade, circuitos de corrente são induzidos quando os campos magnéticos estão mudando rapidamente durante o processo de imagem. Esse fluxo de corrente pode esquentar o metal presente na tinta, talvez o suficiente para queimar.

A tatuagem também pode agir como uma antena, e ficar cada vez mais quente de acordo com a energia que os pigmentos de tinta peguem dos ímãs. A reação pode resultar em inchaço da pele tatuada e da área do redor, assim como uma sensação de calor e irritação mais profunda, na carne. As reações mais graves já relatadas resultaram em queimaduras de primeiro e de segundo grau.

Tatuagens perto dos olhos são particularmente preocupantes, já que a área é muito sensível ao excesso de calor. E isso vale para as tatuagens faciais permanentes como delineador, sobrancelha, entre outros.

Embora qualquer substância metálica represente um risco para a saúde dentro das máquinas de ressonância magnética (até por isso as pessoas com marca-passo cardíaco e implantes de ouvido internos que contém peças de metal não fazem ressonância), o risco de se queimar por causa de tatuagem ainda parece ser baixo e raro.

Ainda assim, os pesquisadores dizem que o melhor conselho é não fazer uma tatuagem. Se você já tem uma e precisa de uma ressonância magnética, informe o seu médico e os técnicos que cuidam do aparelho de ressonância para que eles possam avaliar o risco. Se a tinta da sua tatuagem não contiver ferro, você provavelmente está bastante seguro. [Lifeslittlemysteries]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Natasha Romanzoti

é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

35 Comentários

    • Tem risco sim….risco de achar gente ignorante como vc.
      Tinta de tatuagem não contem metais amigo…sou tatuador e meu pai radiologista…

    • Filipe, mesmo que não se use mais, ainda assim tem muita gente que ainda tem tatuagens daquele tempo. O aviso continua valendo…

  1. para min; quem tatuagens e colocam piarce;ńão passam de anumais medievais;apezar de que;tem muitos deles são até gente boa. Só quem faz isto; não tem um bom Q.I.

  2. Cada pessoa reage de forma diferente a tudo que não faz parte do seu corpo (tatuagem, pinos metálicos, cicatrização pós-cirúrgica, etc). Quando o assunto é saúde, devemos nos informar e respeitar as informações que chegam até nós, desde que tenham fundamento. Nesta págima tem uma médica falando sobre o risco de fazer ressonância sendo tatuado. Que bom que uma médica se interessou em dar sua opinião e vamos ler com atenção. Sou esteticista e quando lidamos com saúde, o assunto é sério. Cada organismo reage de uma forma. Se vc tem tatuagem avise seu médico, se ele desconhecer o perigo, POR FAVOR, troque de médico, urgente. Saúde para todos!

    • melhor trocar de médico mesmo pq tinta de tatuagem não usa metais já ha muitos anos…e mesmo se houvesse metal, as partículas não reagem.

  3. A informação é a base de tudo. Quer fazer tatuagem, faça! Pergunte ao tauador se a tinta contém ferro. Se ele não souber, troque de tatuador. Não faça exame antes da cicatrização estar concluida. Informe que possui tatuagem e eles colocarão uma pequena bandagem úmida sobre a pele. As coisas são simples e fáceis de serem contornadas.

    • Não existe tinta de tatuagem com metais…se tem metal, não é tinta de tatuagem.
      Nenhum tatuador usa tinta com metal.
      só fundo de quintal…

    • “só fundo de quintal” então ainda tem gente que usa tintas com pigmentos metálicos…

  4. PESSOAS,
    Somente ALGUNS TIPOS de tinta para tatuagem passui FERRO em sua composição! Durante o periodo de CICATRIZAÇÃO q ao realizar o exame de RM pode ocorrer super aquecimento no local devido a atração do campo magnético ( q funciona como um imã), isso fara com q a tatuagem fique BORRADA, EM ALTO RELEVO e até mesmo pode surgir QUEIMADURAS no local.

  5. Isso e tudo balela e tb isso e coisa de velho q nao tem oq fazer!!
    onde esta a prova fisica disso?
    cada cor de tinta tem a sua origem e a maioria deles
    e de origem vegetal!!

    • Não é balela. Não sabe, não fala! Eu ví muito marmanjo, metidinho a machão tatuado, ficar dando gemidinho fazendo exame e a tatuagem brilhando como a Sininho!

  6. Tenho tatuagens e já fiz diversas ressonancias sem problema nenhum, olha q uma delas tem +/- 20 x 20 cm, porem o risco de se ter alguma reação na pele esta no periodo de cicatrização, onde os componentes das tintas utilizadas estão “interagindo” com a pele – uma das minhas tatus fui faazer uma rnm no mesmo dia, mas não fiz, porém só de entrar na sala ela borrou um pouco, após a cicatrização, o corpo humano por sua excelencia, retira o excedente de toxinas das tintas – metais e outras – e não há mais risco.

  7. Tenho algumas tatuagens, e ja fiz resonancia magnetica, e nada de diferente aconteceu,isso e um mito

  8. Sou médica,já fiz vários testes sobre esse assunto e foi constatado que traz riscos.como ja diz:poucos sabem dessa afirmação,e muitos também não acredita.PARE E PENSE!

  9. Não gosto de tatuagem. Mas acredito que a quantidade de ferro em uma tatuagem é muito pequena para causar algum problema com a ressonância magnética.

    • Everton, não existe ferro nem nenhum outro metal nas tintas de tatuagem…
      Tintas com metais já não são usadas ha muitos anos…

  10. Vocês aí que estão falando que não acontece nada, se liguem! é só se a tinta tiver metais, não é em todas.

  11. Gude ia falar a mesma coisa.

    Esse mito surgiu em um episódio do Seriado House

    Eles conseguiram fazer isso, mas a quantidade de ferro presente na tinta seria mais ou menos o nivel de adamantium do corpo do Wolverine… Extremamente concentrado que não teria como sobrevir com aquela quantidade

    Não tem nada a ver

    • hahaha…eu não lí isso! Fala sério!

    • Cristiano fazendo o que faz de melhor…falar asneiras!
      tinta de tattoo não tem metais…sou tatuador e meu pai radiologista.
      fica calado!!!

  12. O Mythbusters ja testou esse mito, e tatuagem não faz nada, a quantidade de metal na tinta é insuficiente para reagir com o magneto da maquina…

    Esse artigo é puro achismo

  13. Procede a informação, eu estava presente em um laboratório quando da sala de espera ouvi uns gritos lancinantes. Após informaram que uma senhora não informou que havia colocado pinos na coluna . Parece que a ressonância por ser um imã gigantesco, estava movimentando as peças de metal no corpo da senhora.

  14. Me zoaram quando eu falei isso e disseram que o Mythbusters já tinha desmistificado

    • Então faça uma tatuagem cujas tintas contenham metal e vai fazer exame. Duvido!

  15. Tenho varias tatuagens e não tive nenhum problema quando fiz ressonância magnética! E muito menos fui advertida sobre este assunto pelo médico.

Envie um comentário