Técnica rápida para evitar compras desnecessárias

Por , em 26.03.2013

Quando você está em uma loja ou supermercado segurando um produto e pensando se vai o levar, você normalmente já decidiu se vai comprar ou não: só está tentando reforçar a escolha na sua cabeça. Se, nesses casos, você consegue decidir pelo “não”, está no caminho certo. Mas se só consegue dizer “sim”, pode estar gastando dinheiro desnecessariamente.

Milhares de pessoas têm dívidas absurdas apenas porque nunca conseguem dizer “não” a si mesmas. Ao invés disso, compram itens desnecessários e tentam se justificar para não se culparem depois.

Se você se identificou e quer evitar comprar desnecessárias, confira dez dicas simples abaixo:

  1. Sempre que você pegar um item que você está pensando em comprar, pense em cinco razões para não comprá-lo. Se você encontrar falhas suficientes na compra, não leve para casa.
  2. Você já procurou o item que deseja comprar em outra loja para ver se está mais barato? É mais barato online? É possível comprar depois, para manter o dinheiro no seu bolso?
  3. Você tem algum produto semelhante em casa que não é utilizado? Para que comprar um novo livro se você tem vários na estante esperando serem lidos?
  4. Pense se você realmente está satisfeito com o produto. Ele tem alguma falha? Analise bem suas compras, assim será mais fácil dizer “não”.
  5. Se você encontrou algo que gostou muito, mas que está caro, espero pelo menos 24 horas antes de comprar. Se ainda assim você achar que precisa disso, só então compre.
  6. Registre suas despesas. Assim você poderá observar se está gastando dinheiro desnecessariamente e descobrir onde e como fazer cortes financeiros.
  7. Se for possível, coma em casa. Comer em restaurantes com frequência pode fazer seu dinheiro voar.
  8. Sempre que for ao mercado, leve uma lista de compras. Assim, você vai direto ao que precisa, sem ficar tentado a levar outras coisas.
  9. Vá de bike. Ou a pé, ou de ônibus… mas deixe o carro em casa, pelo menos alguns dias da semana. Ir de carona também é uma ótima opção para ir ao trabalho ou faculdade. Assim você se livra do estresse do trânsito e de ter que dar voltas e mais voltas a procura de um lugar para estacionar. Também leva menos coisas porque pode carregar menos compras. E, é claro, o dinheiro da gasolina irá servir para outros gastos no final do mês.
  10. Reserve uma quantia mensal para colocar numa conta poupança, ou guardar (ou esconder, se necessário) em casa. Ao fim de algum tempo, você terá uma boa quantia de dinheiro para realizar aquela viagem que você tanto queria.

Quanto mais você pensar e analisar antes de comprar, mais dinheiro vai poupar. Além de tudo, você ainda vai se sentir feliz com suas decisões de compra. [The Simple Dollar/Saber Poupar]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!