Tecnologia quântica melhora a qualidade de câmeras de celular

Por , em 22.03.2010

Pequenas partículas condutoras conhecidas como “pontos quânticos” estão sendo usadas em sensores e podem tornar câmeras de celular melhores do que câmeras convencionais.

Tecnologia quântica

Um filme feito desses pontos é mais sensível à luz do que sensores atuais usados nas câmeras. Isso quer dizer que câmeras que usam esse tipo de filme não precisam ser grandes para conseguir um efeito igual ao de câmeras profissionais enormes.

Câmeras digitais usam silício para transformar a luz em cargas elétricas que são traduzidas em imagens. Mas muito dessa luz se perde por causa da forma com que as conexões eletrônicas fazem o sensor funcionar. Capturar a luz dessa forma faz com que 75% da luz sejam desperdiçados.

E é aí que os pontos quânticos entram. Eles são pequenos pontos que absorvem luz e têm propriedades semicondutoras. As fábricas que estão testando o material fazem uma sopa de pontos quânticos e os misturam até que eles formem uma espécie de filme. O filme, integrado com os sistemas de condução atuais, poderia melhorar, e muito, a qualidade de imagem das câmeras digitais – especialmente as de celular.

Fonte: BBC

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • ERIVELTO:

    impressionante essa tecnologia quantica,pois é disso que estamos falando

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Gostei da foto de uma câmera amarrada no celular… e tormara que essa idéia funcione e seja usada.

  • Lequinho:

    Já tive um celular desse.. que pena, o meu na época só não veio com essa câmera imbutida..
    Abraços..

Deixe seu comentário!