Telas 3D projetadas no ar, a próxima evolução tecnológica?

Por , em 6.01.2014

Se você considerar que os botões são algo do passado, que foi substituído pelas telas touch-screen, qual seria o próximo passo lógico na evolução das interfaces digitais?

Não tem uma resposta certa para esta pergunta, mas o projetista russo Max Kamanin pensou em criar uma tela que aparecesse na frente do usuário, virtual. E nasceu o Displair, uma tela feita de vapor de água, o “próximo passo em tecnologia visual”, segundo Kamanin.

Utilizando uma tela de gotículas de água em um fluxo de ar, Kamanin usa luz para projetar imagens 3D que podem ser visualizadas como tal sem precisar de óculos especiais.

131220134343-displair-3-horizontal-gallery

Além disso, a tela responde a movimentos das mãos — existem 1.500 movimentos possíveis, muitos deles similares aos usados em celulares touch-screen, como pinçar e fazer zoom.

Atualmente, a tecnologia está sendo usada em propagandas para grandes companhias, como a Google, Coca-Cola e Pepsi, mas Kamanin espera que ela seja utilizada em outras aplicações práticas, como uma mesa cirúrgica virtual, interativa e limpa, por exemplo.

131220134428-displair-4-horizontal-gallery

E limpa parece ser a palavra-chave do momento, considerando a preocupação crescente com a higiene das telas multi-toque — o Displair pode ser usado em terminais públicos que exigem padrões melhores de segurança, como menus eletrônicos em restaurantes, ou terminais públicos em estações rodoviárias, ferroviárias e aeroportos.

Por enquanto, Kamanin pretende refinar a qualidade das imagens e a velocidade da interação, mas entre os planos futuros está a exploração dos odores, oferecendo aos usuários uma experiência multissensorial. [CNN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

2 comentários

  • Asdrubal:

    Bem, um dos aspectos que espero há mais de 20 anos para me sentir verdadeiramente no século XXI. É que tudo o que existe hoje, já existia há 20, 30, 40 anos atrás, só foi melhorado.

  • Alam Rocha:

    Espetacular ! Espero que evolua e aperfeiçoem esse tipo de tecnologia, pois acredito que futuramente será muito útil à humanidade.

Deixe seu comentário!