Tempestades solares e cometas batendo no sol: o que eles têm em comum?

Por , em 2.06.2011

Cientistas da NASA estão observando, com maior riqueza de detalhes, dois fenômenos astronômicos: as “tempestades solares” e os cometas “kamikazes”.

O que são tempestades solares

Basicamente, o que se entende por “tempestades solares” leva o nome técnico de “Ejeção de Massa Coronal” (EMC – Coronal Mass Injection, em inglês), e é uma maciça explosão de plasma que lança partículas solares no espaço a uma velocidade espetacular. Os cometas “kamikazes”, por sua vez, são cometas que se chocam com o sol.

O mais impressionante nessas descobertas é a coincidência. Pela segunda vez em dez dias, um cometa se chocou com o sol durante uma ejeção de massa coronal. A primeira ocasião foi nos dias 10 e 11 de maio e a seguinte nos dias 20 e 21. Ambos são fenômenos fascinantes (e raros), mas até agora os astrônomos não puderam comprovar se algum sofre influência do outro.

Ainda há muito que se investigar sobre o intrigante fenômeno das EMCs. A imagem, da erupção solar, é um espectro em forma de disco com intenso movimento em seu interior. O resultado desse feixe de luzes, na prática, é uma explosão de fogo que atira “pedaços” do sol em direção ao espaço, em velocidades que podem ultrapassar 1,5 milhões de km/h.

Basicamente, as EMCs têm um impacto negativo e outro positivo. O fator ruim é que tamanha força exercida pelo sol causa distúrbios nos campos magnéticos dos corpos celestes, o que atrapalha, por exemplo, a comunicação por satélites. Por outro lado, fornece um espetáculo de luzes sem igual na astronomia moderna.[Space]

• Zé:

Um milhão de quilômetros…

• Zé:

por hora?????????????????????????????????

Kamikazes? Amarelos? Se for verdadeira a observação, vou experimentar jogar uma gota de gelo na churrasqueira, para verificar o efeito. Embora isto não altere o sabor da carne, pelo minos um chiadinho vai sair. Espero.

• luciano:

O que se passa no sol,de nada sei,pois os que falam desse assunto comentam,mas nada comprovam;mas de uma coisa eu tenho certeza.
    Disso falo com muita certeza pessoal,que a Terra é redonda que que a areia da praia é o limite para o mar.

Que os povos se aterrorizariam uns aos outros,que as águas da Terra se tornariam intragáveis:e mais isso,que o mar em uma fúria qual o munda todo ficaria aterrorizado(todo mundo mesmo pessoal,todo mundo não só o japão ou outro país mas,todo mundo mesmo,um fato global generalizado.)
    Na espectativa das coisas que sobreviriam sobre todos os povos o mar engolindo e destruindo tudo até restar pouco de alguns povos.
    Leiam a biblia!
    Deus seja com todos,que a graça do senhor Jesus sejá com amem!
    Isso não é brincadeira o dia do juizo final se aproxima e Deus trará a juizo toda ação sendo ela boa ou má cabera a cada um se explicar,sabendo que Deus sabe de tudo até mesmo de seus pensamentos futuros amem!

• leandro:

O homem preistórico criou deus assim como ele é, pois precisava de algo para explicar tudo à sua volta, hoje a ciência explica, mas essas crenças parecem ter ficado encravadas no DNA.

esses fenômenos são simplesmente curtos-circuitos que ocorrem quando um cometa – que é uma descarga elétrica do capacitor solar -, descarregam o capacitor solar muito próximos de sua superfície. o que ocorre é uma explosão elétrica, apenas isso!

bolas de gelo sujas nunca seriam capazes de ejetar toda essa matéria do sol. simplesmente derreteriam ao se aproximar dele, nunca o fariam explodir!

acordem pessoas! eles mentem muito!

Duas vezes uma pinóia! Existem centenas de casos gravados pela SOHO de cometas que passavam próximos ao Sol e causavam essas CMEs.

Coincidência não é, e o único cientista no planeta que conseguiu encontrar a resposta para esse evento foi o James McCanney.

jmccsci.com

nossa… la vem esse cara com esse papo do mccanney de novo…

nada contra ter seu cientista favorito.

mas ficar falando que o cara é o deus super mega power e o resto é um bando de formiga em correria… afff

atenha-se ao conteúdo da mensagem.

a notícia é falsa. esses eventos ocorrem em 99,9% das vezes em que cometas se aproximam do sol, e não raramente como está dizendo na matéria. eu mesmo já baixei diversos vídeos do soho com esses encontros e afirmo: não são nada raros!

um cometa, certa vez, contornou o Sol de Sudeste à Noroeste, levantando cmes muitas vezes maior do que esse de ontem de madrugada por todo o caminho que ele fez.

eles dizem não saber se os cometas influenciam esses efeitos, mas é claro que influenciam, pois se acontecesse uma, duas, três vezes por século tudo bem. mas ocorrer toda vez que um cometa se aproxima do Sol e chamar isso de coincidência é nos chamar de buhos.

como pequenas bolas de gelo sujas nunca seriam, em hipótese alguma, capazes de realizar tal proeza, fica claro que o problema é a idéia da bola de gelo suja.

eles são descargas do capacitor solar e, ao se aproximarem do sol, descarregam seu capacitor solar diretamente, como se fosse um fio elétrico desencapado. precisa ser mais direto do que isso para você compreender que esses astrônomos não sabem nada do universo ao nosso redor??

• addans:

CNTP conseguir prever lançamentos de massa coronal nos ajuda a saber como proteger nossos satelites. OK ?

• adalberto leite:

Na boa o que eu vi foi apenas um disco CD COM UM RISCO NA LATERAL DIREITA.????????????????????????????????????????????

Bacana. Mas como já disse alguém, coincidências não existem. E pensando um pouco sobre, pode realmente um evento estar ligado ao outro, só que ninguém havia percebido antes, ou feito a ligação entre um e outro. Creio que agora, após essas novas observações, num futuro próximo teremos essa resposta.

• André Andrade:

Favor corrigir:

“Ejeção de Massa Coronal” (EMC – Coronal Mass Injection, em inglês)

CME – Coronal Mass Ejection.

• CNTP:

No final das contas, essa informação só serve mesmo pra dizermos, OOOOOOOH!!!