Nebulosa da Pata de Gato: foto

Por , em 6.02.2014

Esta foto incrível é da região de formação de estrelas chamada NGC 6334, também chamada de Nebulosa Pata de Gato. É uma das primeiras imagens científicas feitas pela câmera ArTeMiS, no telescópio APEX (Atacama Pathfinder EXperiment), no deserto do Atacama, Chile.

A imagem mostra o brilho que foi detectado com o comprimento de onda de 0,35mm, na faixa do infravermelho (os comprimentos de onda entre 0,0007 mm e 1 mm são considerados infravermelho, maiores que estes comprimentos de onda estão as micro-ondas e depois o rádio, e comprimentos menores entram na faixa visível do espectro), vindo de densas nuvens de poeira interestelar.

As novas observações do ArTeMiS estão em laranja, e foram sobrepostas em uma imagem da mesma região, feita com o telescópio de infravermelho VISTA, do European Southern Observatory (Observatório Europeu do Sul). A imagem foi publicada em 25 de setembro de 2013.

Uma fotografia mais conhecida desta nebulosa pode ser conferida abaixo, e foi feita pelo Telescópio Blanco, de 4 metros, no Chile.

catspaw_noao_big

Se você quiser viajar na imagem, confira o filme abaixo, um zoom dentro da foto da ArTeMiS: [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!