Cena de Capitão América não previu o novo coronavírus

Por , em 25.06.2020

Circulam pela internet diversas teorias da conspiração envolvendo a Covid-19. Elas oferecem explicações para a origem, formas de prevenção e cura da nova doença. Uma dessas teorias alega que um filme do Capitão América previu a pandemia, ou que as pessoas envolvidas na produção sabiam o que estava por vir e deixaram pistas sobre a Covid-19.

Em uma captura de tela do filme Capitão América: O Primeiro Vingador, de um lado do personagem aparece a imagem de um anúncio da cerveja Corona, e do outro uma imagem confusa que lembra qualquer coisa entre o novo coronavírus e fogos de artifício.

O anúncio de cerveja é justificável, a questão foi identificar a imagem com pouca resolução lembrando uma ilustração do vírus causador da Covid-19. Para desvendar esse mistério, o crítico de cinema William Mullally revirou a internet. Um amigo dele enviou a postagem dizendo que o Capitão América previu, em 2011, o surto de Covid-19. Embora tenha considerado obviamente irreal, Mullally começou a investigar a imagem circular.

Busca pela imagem original

Primeiro ele pensou ser um anúncio publicitário mostrando a capa de Divergente, uma série de livros que depois virou filme. Mas a imagem tinha o mesmo esquema de cor e não o mesmo design. Depois, com a ajuda de um amigo conseguiu uma imagem mais clara do filme. Ao ampliar a captura de tela achou ainda mais familiar sem, no entanto, identificar o que era.

Ao descobrir que a cena foi gravada na cidade de Nova Iorque, no dia 23 de Abril de 2011, ele procurou outros filmes do período sem conseguir descobrir qual anúncio aparecia no plano de fundo. Mullally explicou no Twitter que começou a assistir vídeos no YouTube e olhar imagens da Times Square daquele período, além de filmes e espetáculos da Broadway lançados na época. Wess, o amigo que ajudou com a captura de tela, começou a vasculhar o buscador Bing e o Google Street View. Foi assim que ele, finalmente, encontrou a imagem que permitiu identificar o anúncio.

Reconhecendo o logo e o esquema de cores, os dois conseguiram solucionar o mistério. O que lembra uma ilustração do novo coronavírus é, na realidade, imagem de espaguete. Embora a publicação que circula nas redes sociais realmente mostre um frame do filme, não mostra uma previsão da pandemia.

O site Snopes entrou em contato com empresa Barilla, responsável pelo anúncio. Ela informou que qualquer potencial referência à atual pandemia seria puramente coincidência. “Se o Universo Marvel é capaz de prever o futuro, eu espero não encontrar qualquer semideus maligno que pretenda dizimar o planeta e o universo”, conclui a declaração da empresa publicada no site, em referência ao enredo do filme. [IFLS, Snopes, USA Today]

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

Deixe seu comentário!