Extraterrestres já podem ter visitado nosso sistema solar

Por , em 11.09.2013

É bem provável que sondas alienígenas já tenham visitado nosso sistema solar. Ou que ainda estejam aqui – embora indetectáveis pela nossa tecnologia atual. É isso o que sugere uma nova teoria matemática feita por pesquisadores da Universidade de Edimburgo (Escócia).

Um artigo publicado na revista International Journal of Astrobiology analisou quanto tempo sondas alienígenas autorreplicantes demorariam para explorar toda a Via Láctea. E a resposta é: menos do que poderíamos imaginar.

Sondas autorreplicantes

O artigo parte de um estudo anterior, em que os cientistas Arwen Nicholson e Duncan H. Forgan sugerem que as sondas utilizariam uma técnica conhecida como autorreplicância – um termo que não tem nada a ver com fazer cópias idênticas de si mesmo. As naves poderiam se aproveitar da força gravitacional de planetas, estrelas e até poeira cósmica para ganhar mais velocidade continuamente.

A técnica, também conhecida como “estilingue”, já foi usada nas duas sondas Voyager lançadas pela Nasa em 1977. Com este tipo de locomoção espacial, as sondas alienígenas poderiam atingir 10% da velocidade da luz. Assim, poderiam levar 10 milhões de anos para explorar nossa galáxia. Pode parecer muito tempo, mas é pouco em termos astrofísicos – seria apenas um pedacinho da existência da Terra.

Tecnologia avançada

Em 1953, o físico Enrico Fermi propôs o “Paradoxo de Fermi”, que sugere que há uma contradição entre a alta probabilidade de haver vida fora do nosso planeta e o fato de que, até agora, nunca tenha sido detectada nenhuma. Fermi levantou duas opções: ou não houve vida extraterrestre nos últimos milhões de anos ou as sondas alienígenas seriam indetectáveis pela nossa tecnologia atual.

Já os cientistas escoceses acreditam que os seres extraterrestres podem ter enviado as sondas programadas para fazer contato apenas com civilizações capazes de detectá-las.

E aí, será que estamos sendo observados? [Gizmodo/Phys.org]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

6 comentários

  • Guilherme Alves:

    Na minha opinião não se trata de sermos burros, não somos burros nossa tecnologia que é fraca, mais pode evoluir como tudo evolui e e aí possamos achar vida fora do nosso planeta, se trata de eles quererem ou não fazer contato conosco, nos dias atuais é muito complicado para nós sonhar em desbravar planetas colonizar e etc, hoje somos capazes de detectar, explicar, e entender muitas coisas mais na questão pratica somos homens das cavernas ainda, somos no maximo capazes de ir a lua e ponto, fora isso só enviar sondas, colocar satelites em orbita e só, precisamos evoluir muito, e só assim a questão vida fora do nosso planeta vai se tornar uma coisa comum, como em Star Trek, os maiores desafios vão ficar por conta da comunicação eu acho e também das intenções dos alienigenas, que se forem hostis podem acabar querendo destruir nosso planeta e depois sugar seus recursos naturais, hoje não estamos prontos pra uma guerra alienigena, ou uma catastrofe natural, se sobrevivermos nas proximas decadas e evoluirmos a fase melhor vira e creio que daqui a algumas decadas não seremos tão vulneraveis assim

  • Felipe Alves:

    Resumindo… Os Aliens são preconceituosos e não querem papo com a gente porque somos burros demais pra eles, é isso mesmo?

    • Jonatas Almeida da Silva:

      Somos como chimpanzés – não importa sermos mais inteligente que a maioria dos outros animais de nossa reserva ecológica, ainda somos como chimpanzés – quem sabe eles capturem um ou outro pra estudo – mas não vão interferir em nossa reserva.

  • Rafaela Martins:

    Muito legal o artigo. Sempre gosto de pesquisar esses assuntos. E como está escrito, ninguém conseguiu detectar algum satélite que não foi feito na Terra,e acredito que seria impossível não detectar uma sonda complexa…Mas também se pararmos para pensar, mesmo os construídos aqui,podem ter uma participação extraterrestre. Aliás, todos os satélites tem a função de armazenar dados e transmiti-los, dai podemos chegar a seguinte conclusão: se existem raças alienígenas por ai, eles nem precisam enviar suas sondas, podem se utilizar das nossas mesmo… Lhe poupariam tempo, custos… só vantagens pra eles…Hehehehe

  • Hanariel Windhand:

    Porque chamam de sondas “auto replicantes” se elas não são auto replicantes?

  • Evandro Oliveira:

    Como matematico ressalto que isso não é uam teoria matemática, mas física. A matemática está apenas nas contas. As conclusões e teorias alem desses números já não está neste campo.

Deixe seu comentário!