Como surgiu a teoria quântica?

Por , em 18.10.2012

Você certamente já deve ter se perguntado de onde os cientistas tiraram a teoria quântica, a física do muito pequeno que afirma que a energia eletromagnética é transmitida em pacotes de energia, ou quantum.

Este vídeo esclarece a história. Tudo começou com um pedido do instituto alemão de padrões, que contratou o físico Max Planck para determinar como tornar as lâmpadas mais eficientes, ou seja, como obter o máximo de luz com o mínimo de energia.

Max Planck começou tentando determinar quanta luz um filamento aquecido fornece. Ele usou a teoria eletromagnética para isto, só que os resultados no laboratório não concordavam com os resultados teóricos.

Ele então fez algo que mais tarde chamou de “ato de desespero”: jogou a teoria eletromagnética pela janela e começou a trabalhar “de trás para frente”, tentando construir uma teoria alternativa a partir dos resultados do laboratório.

Ele chegou à conclusão que a energia eletromagnética vem em pacotes, o “quanta” (plural de “quantum”, em latim), e que as frequências de luz mais altas têm pacotes maiores, e vice-versa.

Veja o resto da história no vídeo abaixo, feito pelo Neil Turok para o canal “Minute Physics” em conjunto com a CBC Massey Lectures e o Instituto de Física Teórica Perimeter. Clique em “ativar legendas” se preferir.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,00 de 5)

Deixe seu comentário!