Uma nova pesquisa revelou que depressão tem cura.
De acordo com estudos, ter amigos mentalmente saudáveis pode ajudar alguém a se recuperar da depressão ou até mesmo permanecer mentalmente saudável. E a melhor notícia é que o contrário não é verdade: ter amigos deprimidos não nos torna mais deprimidos. Em outras palavras, os resultados indicam que um humor saudável se espalha através de nossas redes sociais, mas a depressão não.
Isto é importante porque há um estigma em quem tem depressão. Os resultados indicam que ser amigo de alguém que está deprimido não nos deixa em risco de também ficar deprimidos, o que permite que qualquer pessoa ajude outra a se recuperar sem correr nenhum risco de “pegar” depressão.
Influência positiva
Professores das Universidades de Manchester e Warwick, na Inglaterra, colaboraram no estudo. Eles observaram mais de 2.000 adolescentes em uma rede de estudantes do ensino médio dos EUA para ver como os seus humores influenciaram-se mutuamente com a modelagem da propagação de humor através de métodos semelhantes aos usados para controlar a propagação de doenças infecciosas.
A equipe descobriu que, enquanto a depressão não se espalha, ter amigos suficientes com humor saudável pode reduzir pela metade a probabilidade de desenvolver depressão, ou dar o dobro da probabilidade de se recuperar de um quadro depressivo, ao longo de um período de 6 a 12 meses. No contexto da depressão, este é um impacto muito grande.
Thomas House, professor de matemática aplicada na Universidade de Manchester e um dos autores do estudo, afirma: “Nós sabemos que fatores sociais como viver sozinho ou ter experimentado abuso na infância, por exemplo, influenciam. Mas também sabemos que o apoio social é importante para a recuperação da depressão, como, por exemplo, ter pessoas para conversar. Pode ser que ter uma rede de amigos mais forte seja uma maneira eficaz de tratar a depressão. Mais trabalho precisa ser feito, mas talvez possamos reduzir significativamente o peso da depressão através de intervenções sociais baratas e de baixo risco”.
Promovendo a amizade
Estes resultados sugerem que a promoção de qualquer amizade entre adolescentes pode reduzir a depressão, já que ter amigos deprimidos não coloca os outros em risco, mas ter amigos saudáveis é ao mesmo tempo protetor e curativo.
House acrescenta: “Como sociedade, permitir o desenvolvimento de amizades entre os adolescentes (por exemplo, promovendo clubes de jovens) faz com que seja mais provável que cada adolescente tenha bastante amigos com um humor saudável, o que tem um efeito protetor. Isto reduziria a prevalência de depressão”, acredita. [Phys.org]