Terapia da compra: uma maneira medicinal de machucar seu bolso

Por , em 26.06.2012

Se você está estressado e com dinheiro sobrando, pode dispensar o psicólogo e ir para o shopping. Uma nova pesquisa mostrou que fazer compras para aliviar o estresse não é apenas uma desculpa esfarrapada. Comprar pode funcionar realmente como uma terapia e te deixar mais relaxado antes ou após uma situação estressante.

Pesquisadores da Universidade Northwestern (EUA) descobriram que depois de uma experiência estressante que desafia a auto-imagem, os consumidores tendem a comprar mais. Uma bolsa ou roupa nova pode ajudar a distrair a pessoa e fazer com que ela esqueça situações desgastantes.

A pesquisa também mostra que as pessoas compram mais quando sabem que uma situação estressante se aproxima. No entanto, essas compras são bastante específicas e visam aumentar a autoconfiança do consumidor antes de ocasiões que podem ser frustrantes.

Mito ou realidade: estresse pode deixar você doente?

Por exemplo, se uma pessoa vai se encontrar com um grupo de amigos dos tempos de escola, ela pode comprar roupas caras ou uma joia para mostrar que é um adulto bem sucedido. Antes mesmo de receber uma resposta negativa de outras pessoas, os consumidores selecionam produtos que vão evitar ameaças.

Fazer compras pode ser realmente relaxante. Mas isso se torna um grande problema quando vira uma compulsão. Assim como algumas pessoas tentam fugir dos problemas com comida ou bebida, outras tentam fazer isso com roupas caras.

Você se identificou com a pesquisa? Já se livrou do estresse indo ao shopping? Comente! [Livescience/Phys/Indian Express]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!