Terremoto mexe com os brasileiros (com vídeo)

Por , em 23.04.2008

Quem diria que o Brasil pudesse sofrer terremotos tão fortes como um tremor de 5,2 graus na escala Richter em vários estados? Esse foi o potencial do tremor sofrido em São Paulo na noite desta terça-feira (22) . Os outros estados atingidos foram Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

as vítimas do terremoto evacuaram seus prédios
Moradores de prédio no Butantã (zona oeste de São Paulo) aguardam na rua a chegada dos bombeiros. Crédito: Folha Online

Segundo a Universidade de Brasília o epicentro (local onde o tremor ocorre com mais força e de onde se irradia) foi no Oceano Atlântico há 270 km da capital paulista e teve duração de cerca de cinco segundos.

Você sentiu o tremor? Relate a sua experiência no final desta página.

Houve ocorrências em várias regiões dos estados atingidos, mas não foram registrados danos a imóveis nem sequer feridos.

mapa do terremoto são paulo brasil
Fonte: USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos)

Onde ocorreram tremores?

No Paraná o tremor foi relatado em Curitiba e São José dos Pinhais. Continue lendo e assista ao vídeo…

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

32 comentários

  • richard:

    em 2008 tinhamos voltados de um lugar naum sei, então eu senti um tremor pequeno e um barulhão acho que algum objeto da pizzaria embaixo deve ter caido

  • laura:

    Quando minha mãe estava em São Paulo fazendo um curso,ouve um terremoto mas ela disse que não sentiu porque ela estava no primeiro andar do hotel.Então o terremoto foi bem fraco.

  • LUIZ MARIO A.ROGRIGUES:

    Uma das 13 curiosidades sobre terremoto fala que a extração de petróleo pode causar pequenos tremores só que me veio uma dúvida, a extração da agua do subsolo não resultaria o mesmo efeito? Lembrando que a região onde moro no estado do Rio Grande Do Norte ja aconteceram centenas de terremotos, Já em relação a providências divinas não vejo tanta relação pois fenômenos naturais tais como: chuvas,raios,terremotos,vulcões,furacões ocorrem sobre a terra a milhões de anos em alguns casos de forma mais severas do que em nossos dias e a tendência natural é que continuem ocorrendo,é viver para ver.

  • sonia delly:

    sim sou moradora de jacarepagua,e o meu predio balançou e na rua acima tambem…foi uma artea bem especifica aqui em jacarepagua no bairro do pechincha.Eu estava no computador la pelas 01;20horas da madrugada escrevendo ,quando a minha cadeira balançou.Pensei que derrepente estava sentindo algum tipo de tontura.mas vi que minha cadeira que não tem rodinhas tinha balançado bastante….e as coisas(canetas e lapis) que ficam em cima de minha mesa ,cairam no chão.Foi rapido,mas como moro no ultimo andar no meu predio(sexto andar),,fui olhar pela a janela. fiquei assutada,pois a maioria saiu do predio e depois foram chamar a defesa civil,com medo.Afinal eu moro aqui à muitos anos…e não tinha passado por nada parecido aqui no Brasil.Bem finalmente eu ja havia morado em Los Angeles e passei algo precido por la.Eu estava na rua voltando de um restaurante e senti a rua se movimentar,foi horrivel,os postes e tudo mais se mechem.È uma sensação de impotencialidade muito grande.Espero que não aconteça nunca mais.

  • Thiago:

    Ja num é o primeiro terremoto com o epicentro nessa regiao, sera que num é consequencia da extraçao da petroleo?

  • Gilberto:

    Moro no 19ª andar, minha mulher tava na cozinha, ai tudo começou a tremer, aproveitei joguei minha sogra pela janela, não dava pra desperdiçar essa oportunidade, minha mulher perguntou eu falei que foi o terremoto. Mas vcs não acreditam que a veia não morreu. Quando será que vai ter outro?

  • Brigite Soutien Mayor:

    Gente, que loucuraaaaa!!! Estava eu no banheiro tomando meu banho de sais e leite de cabra dos Alpes, quando de repente meu seios começaram a tremer como gelatina (Royal é claro). Eu me perguntei: “Bri, o que é isto?”
    -Bri é como os íntimos me chamam- “Estou precisando visitar a equipe do Dr. Pitanguy!!!”
    Então, eu percebi que outras coisas também estavam tremendo, inclusive meus vidros de pefumes franceses que tilintavam, e o box de cristal do meu banheiro que tilintava como taças de champagnhe numa festa no Palácio de Mônaco. Então, eu desconfiei que poderia ser um Concorde voando sobre minha cobertura na velocidade da luz. Mas, só depois de terminar meu banho, uma hora depois, é que eu liguei a TV a cabo e vi numa TV de New York que tinha acontecido um terremoto em Sampa. Enfim, seja lá o que for, para mim foi um aviso dos céus, ou dos subterrâneos do inferno de que eu precisava levantar os seios. Coisa que aliás, eu acabei fazendo há vinte dias depois de uma visita à clínica do meu padrinho de casamento, Pitanguy. O César, meu marido, está adorando. Afinal, há terremotos que vem para o bem. Evidentemente, que tudo que é ruim para os plebeus, é bom para nós da côrte!!! Ahhhhhhhh, que loucura!!!!!!!

  • Débora Florencio Dias:

    Era maiis ou menos 21h horas qndo eu senti o livro da escola q estava no meu colo tremer.De repenti eu vi td tremer e ai sai correndo gritando pelo meu quintal : ‘TERREMOTO’ maiis o tremor jah tinha parado. Foi emocionante

  • Juliana de P. Terra Silva:

    Sinceramente? A uns 50 anos se alguém disse q ia cair neve no Brasil, a pessoa ia ser motivo de chacota! E olha hj no sul do pais? N é ser pessimista n, mas eu acho q isso só significa q as coisas vão ficar ainda piores! N é o primeiro terremoto q acontece e acho q n será o ultimo. O ser humano é o único ser q em poucos milhões de anos, mais alterou a natureza!!! Tá tudo aí na nossa cara, lugares onde só se via gelo hj tem até árvores e n é coisa de 50 anos atras n, é menos! Inundações, secas em outros lugares, terremotos, furacões! A natureza tá gritando! A culpa n é de Deus n, ele nos deu livre arbítrio, se um dia esse planeta se tornar inabitável pra gente, é justamente por nossa culpa mesmo! Há lugares no fundo dos oceanos q são totalmente desconheci por nós, todos os dias se descobrem novos tipos de animais e plantas onde a luz do sol nem chega! Pra quê gastar tanto dinheiro em explorar o universo se n conhemos nem o nosso próprio planeta? Pra q investir e meter o bedelho em guerra, com tanta gente passando fome! De tantos planetas, Deus nos deu o mais lindo, o mais diversificado! Tenho medo, de repente n na minha geração, mais e meus filhos, os filhos deles, q planeta vamos deixar pra eles? Eu moro no pé de um vulcão! Aqui no Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, me pergunto se um dia ele n vai reativar. Disseram q está inativo, mas do jeito q vão as coisas eu n duvido de mais nada!

  • Rui Valdir:

    Eu estava internado no Hospital das Clínicas, quando a cama começou a balançar, tremer a garrafa d’água, em fim fiquei sem saber o que tinha acontecido; ao entrar um funcionário no quarto êle me falou que havia acontecido um terremoto. Liguei a televisão e vi as notícias. Fiquei preocupado, mas, graças a Deus passou.
    A minha conclusão sobre esse assunto, é que em caso de um terremoto forte ou muito forte, até que se perceba o que está acontecendo, pode ser tarde de mais. Deus pelo seu grande amor para conosco em Cristo Jesus, nos guarde.

    Um grande abraço.

  • DAVID SANTOS:

    Não há nada de providência divina, neste acontecimento. A natureza não é imutável, o clima não é imutável. A vida molda o planeta e o planeta molda a vida, o padrão de vida da sociedade atual influencia o meio em que vivemos, milnios adiante se ainda estivermos aqui o planeta não será igual ao que é hoje, podendo melhorar ou piorar.
    É incrível como cada as pessoas tomam atitudes diariamente que pioram nosso habitat e atribuem tudo a Deus ou ao diabo. Boa parte das mudanças que vivemos são decorrentes de nossas ações.
    Deus não nos deu o livre arbítrio para nos punir com nossas ações, nossas próprias ações nos punem quando são inconseqüentes.

  • carlos alberto:

    O cara que escreveu lá no topo da coluna(Reginaldo)tem razão sim! Essa cambada de safado que está se locupletando de tudo de bom no Brasil,é bem capaz de atrair coisa ruim e o Brasil perder os beneficios do ditado popular de que “Deus é brasileiro”…Aqui no RS não teve nada disso,mas há pouco mais de um ano,teve até furacão e ciclone no norte do Estado e em Sta.Catarina.O que pensar senão de que a coisa tá ficando diferente do que era há milênios.Por que será hem?Vamos aguardar e ver se vem mais coisa por ai,tomara que não, pois o Zé Povinho não merece ser castigado pelos desvairos destes politicos safados…

  • jose vanderlei da silva:

    Gente o brasil é um pais muito atraente , bonito cheio de novidades , na maioria das vezes somos agraciados com as maravilhas de Deus pois temos está diversidades catastroficas que acontece em outras terrinhas por ai a fora, mas temos que lembrar que temos um povinho aqui que só pensa neles , que tenho um orgulho muito grande , que quando morre não leva nada nem agradece o nosso bom Deus, pois ele é dono tudo isso que estamos pisando que na realidade não somos meramente nada nesta terra abençoada.

  • jose vanderlei da silva:

    sabe estou aqui em Porto Velho/RO , e nos não estamos diferentes de vcs não ,não me recordo bem a data não sei se foi no começo deste ano ou no final do ano passado, também teve este tipo de tremor aqui em pvh , mas so foi sentido na lado norte da cidade nas proximidades do rio madeira.

  • BENEDITO RAIMUNDO DE LIMA:

    GRAÇAS A DEUS AQUI NO SUL DE MINAS NÃO TEVE,MAS EU JÁ SABIA DESTE TERREMOTO EM 26/06/2007.NUMA REVELAÇÃO DE PROFECIA,QUE DEUS REVELOU PARA MIM.QUANDO NÓS ESTAVAMOS REZANDO NA NOITE DE 26/06/2007 ÁS 23:00HRS EM MINHA CASA,COM VARIAS PESSOAS COMO TESTEMUNHAS DESTA PROFECIA.NÓS REZAMOS E PEDIMOS PARA O SENHOR DEUS QUE PROTEGESE TODOS OS BRASILEIROS,QUANDO ISTO FOSSE ACONTECER.

  • Isis:

    Olha, respeito a opinião dos outros mas sinceramente, isso tem a ver com geografia(todo mundo sabe né)
    Pra mim deus é deus, não é o diabo não, o diabo q mandaria um terremoto pra castigar as pessoas. Isso é sério as pessoas morrem com isso, haha
    Mas o Brasil é um país abençoadoo, fala sério, um tempo maravilhoso desse, os terremotos são mais abalos sismicos, mas q de qualquer forma um dia vai acontecer né, tbm não dá pra ser tão abençoado assim, rsrs Então por enquanto a gente dá graças a deus q não foi nada grave e ninguém se machucou ! uhuuu xD

  • Sidnei:

    Quando morei em Sao Vicente,soube que um grande maremoto um dia destruiu a antiga cidade ,poes a cidade da fundaçao hoje fica debaixo d agua na baia de S Vicente.

  • Renato:

    *estamos
    >estados
    ———————
    Isso e para mostrar que não estamos livres de grandes tragédias o Brasil e um pais livre de desastres naturais mas ate quando isso vai se manter? mantendo a velocidade de destruição de nosso planeta lugares calmo se tornarão verdadeiros infernos.
    ——–
    Equipe Top Cientista
    O conhecimento não tem limites

  • manoel campelo:

    No dia 22 de abril de 2008 entre 12:00hs e 15:00hs da tarde eu sente um tremor no predio que moro na cidade de Aninideua, no estado do Pará, na Br 316.

  • edivando:

    eu não senti nada, eu moro no ES e aqui não deu pra sentir, to com inveja

  • Fran Tivol:

    Eu estava tomando banho, e tudo tremeu por aqui na Mooca. Saí correndo do banheiro pelado e fui para o meio da rua, onde virei atração para as mulheres do bairro! Êta gente curiosa, viu ?
    Fran

  • marisa Guarita Sandoval:

    Eu estava no Guarujá com meu marido assistindo T.V. em nosso apartamento na Enseada, ouvi o barulho dos pratos tremerem em cima da mesa e o sofá mexeu , fiquei tonta e na hora percebi que se tratava de terremoto, a cidade estava vazia e por isto quase ninguem percebeu.

  • Ana:

    Aiiii…., tem gente que diz cada bobagem… Ai meu Deus !
    Tanta asneira. Acho que nessas horas a leitura é imprescindível,
    fundamental. Tenham Mais cultura Povo !!

  • MARIZETH FLORÍPEDES:

    Euê…………..

    to começando a ficar com medo deste trem…………
    este tal de teremoto!
    credo em cruz!

  • Lourdes Iora:

    Temos tudo de bom e belo em nossas terras Brasileiras.Não sei porque tanta ganancia e safadeza. A Natureza mãe, está nos cobrando.

  • epitáfio:

    O Epicentro é mesmo um menino levado. Já falei várias vezes para não fazer essas coisa.

    Epitáfio, irmão do Epicentro

  • Leitão:

    Ia começar a fazer um milk shake no liquidificador, e antes de eu começar a preparar, tremeu tanto que ficou pronto rapidinho.

    Leitão Leite Ninho

  • Eglitz:

    Gente!
    Eu não sei se é Deus tentando punir o pessoalzinho aqui do brasil, porque se fosse, ele está punindo quase todo o dia as pessoas de outras regiões do mundo onde os terremotos são mais freqüentes. O que eu acho, é que a natureza não perdoa, e tb não leva ninguém para afilhado, quando se destrói algo natural – como por exemplo: a retirada de petróleo – e se deixa grandes dutos vazios por baixo da terra é claro que ela tem que se acomodar depois, e a conseqüência é o tremor. Acredito que o homem vem destruindo planetas já, por alguns milênios.
    Abraços a todos..
    Eglitz

  • Ismaelita Varela freitas:

    Estou relanto esse assunto sobre abalo sísmico, do interior do estado do Ceará, Massapê, próximo a cicade de Sobral, onde tivemos a surpresa de sentir abalos sucessivos. A sensação é muito estranha.Está na hora de mudar os conceitos em sala de aula. O Brasil tem placas tectônicas e tremem e assustam.
    Um abraço!!!!
    Ismaelita

  • John Souza:

    Foi muito legal! Eu estava aqui mexendo no meu PC quando percebi que o monitor estava balançando. Me segurei na cadeira ( que também estava balançando) e esperei passar.

    Foi bem leve, mas o suficiente pra me sentir trêmulo. Meu amigo que estava conversando comigo no MSN não acreditou. Agora, com essa notícia, ele vai acreditar.

    Abrçs

  • Gustavo:

    Eu estava mexendo no computador e vi a porta balançando, como isso já aconteceu outra vez (mais ou menos uns 6 meses atras) acreditei que fosse a mesma coisa. Levantei da cadeira e senti uma leve vertigem, foi ai que eu tive certeza. Liguei a televisão e não deu outra, á estava a noticia sobre o terremoto.
    No meu apartamento (11ºandar) não deu para sentir muita coisa, mas escutei gritos vindos do 15º andar.

  • Reginaldo:

    Eu acretido que esta é uma providencia Divina, porque, eu explico, vivemos por milenios sem terremotos ou outros desastres naturais, mas o povinho que aqui habita, com diz uma piada popular, não estava nem ai, continuando com as falcatruas e safadesas, desde nossos politicos, donos da verdade e inatingiveis pelas garras das leis, ate os populares, que se espelham neles para fazer suas safadesas, muitas inclusive sacrificando a moralidade e os bons costumes, então acredito que este ocorrido seria uma amostra do poder de Deus, para tentar mostrar aos seus, aqui em baixo que existe uma força maior que ja esta se saturando de tanta safades, assim como Sodoma e Gomorra, lembram? Então acredito que seja um aviso de Deus, e se não acatado, pode vir coisa pior por ai, pensem nisso

Deixe seu comentário!