Tetris: o jogo que pode ajudar a emagrecer e parar de fumar e beber

Por , em 25.02.2014

Sabe o Tetris? Aquele joguinho que parece super bobo, mas é extremamente viciante, de ficar encaixando pecinhas umas nas outras? Então. Ele pode ser mais que uma mera diversão. E, digo mais, ele pode ter colocado saúde e diversão para jogarem em um mesmo time.

Muita gente descarrega a ansiedade em cigarros, álcool ou comida. Se você é assim, temos uma dica é simples: jogue Tetris. Um novo estudo indica que o jogo de montar o quebra-cabeça colorido por três minutos diariamente pode diminuir a ansiedade e, consequentemente, te ajudar a largar vícios.

Tetris pode ser mais que um passatempo

Psicólogos da Universidade de Plymouth, na Inglaterra, afirmam que a estimulação visual proporcionada pelo jogo reduz a ansiedade, o que pode ser uma solução rápida e viável para as pessoas evitarem impulsos e manterem a força de vontade para continuar a dieta ou ficarem livres do tabagismo e alcoolismo.
“Episódios de desejo normalmente duram apenas alguns minutos, durante os quais o indivíduo visualiza o que quer, e qual será a recompensa. Muitas vezes esse sentimento faz com que a pessoa consuma justamente o que está tentando evitar. Mas, jogando Tetris, você impede que seu cérebro crie essas imagens atraentes e os desejos desaparecem gradualmente”, explica Jackie Andrade, um dos coordenadores do estudo.

Durante a pesquisa, voluntários jogaram Tetris por três minutos e tinham que avaliar a intensidade do seu desejo por cigarro, álcool ou comida em seguida. O experimento mostrou que os desejos ficaram 24% mais fracos em comparação com as pessoas que não jogaram Tetris.

A imagem é algo fundamental para despertar o desejo. Por isso, pesquisadores acreditam que uma tarefa visual ajuda a diminuir vontades impulsivas.

Gostou da ideia? Agora, ao invés de ficar com a consciência pesada por gastar alguns minutinhos a mais com o jogo, você acaba de encontrar um bom motivo para prolongá-las! [Jogue Tetris agora! [MedicalXpress]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 4,00 de 5)

3 comentários

  • Thiago Corrêa:

    O negócio é se interter com outra coisa, talvez até se viciar em outra coisa mais saudável para substituir um outro vício que vc já tenha. Video-game parece ser uma boa tb!

  • u10temido:

    Eh… o problema eh ficar viciado em Tetris…

    Na minha infância (pq esse jogo eh beeeemmm velhinho) chegava a ficar horas e horas nesse mundo imaginário de montar linhas em grande velocidade. Não sei se me ajudou a combater algum problema, mas tenho certeza q deu mais velocidade de raciocínio e me tomou muuuuito tempo de outras atividades saudáveis como correr, jogar futebol, empinar pipa, etc…

  • Rossana:

    Vou jà experimentar!

Deixe seu comentário!