Tinta de cabelo e cigarros podem causar doenças no fígado

Por , em 4.04.2010

Tanto a tinta de cabelo quanto o cigarro estão conectados com o desenvolvimento de doenças no fígado, segundo um novo estudo.

A cirrose primária biliar (PBC) é um tipo de doença progressiva, auto-imune, e o ambiente no qual cada pessoa vive pode interferir no seu desenvolvimento. A doença causa entupimento nos dutos de bile, inflamação, danos no tecido e cirrose irreversível.

A pesquisa, que envolveu mais de 5 mil pessoas, mostrou que doenças auto-imunes, como artrite reumatóide, eram mais comuns naqueles com PBC, assim como aqueles com histórico familiar.

Dos pacientes analisados na pesquisa, 63% fumavam ou fumaram em algum ponto de sua vida. E 37% das mulheres analisadas pintavam seu cabelo – apesar disso, os cientistas ainda estão tentando descobrir qual é o componente da tinta de cabelo que causa a doença. Mas pesquisas anteriores mostraram que um ácido presente em tinta de cabelo e em esmalte para unhas poderia estar envolvido.

Os dados também mostraram que, dos pacientes, poucos bebiam álcool regularmente, indicando que o álcool pode não ser um fator determinante do desenvolvimento da PBC.

Fonte: LiveScience

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • simone patriniere da silva:

    Eu tenho 40 anos e fiz quimioterapia durante um ano engordei portanto nos últimos 06 meses da quimio simplismente 25 quilos, nunca fumei e nunca bebi álcool e estou com esteatose hepática somente visualizada átraves da tomografia no exame de sangue portanto as taxas tgo tgp estão normais, o que devo fazer é muito preocupante meu caso?

  • luciana:

    A porcentagem de mulheres nem é tão alta, considerando que 99% das mulheres pintam o cabelo.

  • Rodrigo Zurigah | zurigando por aih! » Tinta de cabelo e cigarros podem causar doenças no fígado:

    […] Muito interessante essa matéria. Continue lendo no Hypescience.com. […]

  • Neudy:

    Informação desta ordem nos ajuda a fazer a prevenção.

    Quem diria que pintar o cabelo poderia causar problemas na saude, como a cirrose entre outras.

    Vale a pena acreditar.

    Neudy Macedo

Deixe seu comentário!