Tiranossauro rex era maior e mais faminto do que pensávamos

Por , em 20.10.2011

Segundo um novo estudo, o Tiranossauro rex crescia mais rápido e pesava mais do que se acreditava anteriormente, o que sugere que o predador temível era um “adolescente voraz”.

Por meio de varreduras tridimensionais a laser e modelagem computacional, cientistas britânicos e americanos “pesaram” cinco espécimes de T. rex, incluindo um do “The Field Museum”, um museu de Chicago, “Sue”, que é o maior e mais completo esqueleto de T. rex conhecido.

Os pesquisadores concluíram que Sue, que percorria as Grandes Planícies da América do Norte 67 milhões anos atrás, teria pesado mais de 9 toneladas, ou cerca de 30% mais do que o esperado.

Curiosamente, o espécime mais jovem e menor pesava menos do que se pensava, lançando nova luz sobre a biologia dos animais e indicando que o T. rex crescia mais de duas vezes mais rápido entre 10 e 15 anos de idade, como sugerido em um estudo de cinco anos atrás.

“Em sua época de crescimento mais rápida, a adolescência, os dinossauros ganhavam cerca de 5 quilos por dia”, disse John Hutchinson. “É muita quantidade de carne, muitos dinossauros bico-de-pato pra comer”.
Hadrossauros ou dinossauros bico-de-pato eram herbívoros comuns que viviam ao lado dos Tiranossauros rex, tornando-se uma refeição óbvia para o gigante comedor de carne.

Um enorme apetite significa que o T. rex precisaria de um extenso território e era, provavelmente, relativamente raro.

Seu surto de crescimento rápido na adolescência também sugere que ele deveria ter uma alta taxa metabólica, apoiando a ideia de que tinham sangue quente.

Sua grande massa corporal teria lhe custado agilidade. Os músculos da perna de T. rex não eram tão proporcionalmente grandes quanto os dos pássaros modernos, o que indica uma velocidade máxima de cerca de 15 a 40 quilômetros por hora – nem muito rápido, nem muito lento.[Reuters]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 5,00 de 5)

11 comentários

  • Alailson Brito:

    ilario !!!!

  • Caleb:

    Para ser cientista deve-se ter mesmo muita fé acreditando em tantas hipotéses sem fundamento…

    • Higher:

      E para ser crente não precisa nem de hipótese nem de fundamentos, basta não saber de absolutamente nada.

  • Jonatas:

    O Spelberg, vamo revê a condição naquele filme JurassicPark 3. Um espinossauro, dino pescador, jamais mataria um T-Rex, um caçador que habatia dinossauros maiores que ele mesmo. Ainda mais naquela cena, em que a luta começa com o t-rex mordendo o pescoço fino do espino sem causar nenhum dano. A mordida do t-rex devia pesar mais de 5.000 kg, a mais forte do mundo animal em terra firme.

    • Death:

      O Espino tem toda a chance de vencer um T-Rex. E desde de quando T-Rex habitaca seres maiores do que ele? Putz, cara! O Espino enfrentava crocodilos e o Carcharodontossauro e eles são maiores que o Rex! Então pesquise antes de falar besteira!

    • Death:

      E além disso, como vc afirma dele ser caçador? Já passou pela sua vida que o T. Rex podia ser um carniceiro pacato? Ele tbm pode ter sido um predador voraz, mas ñ se pode ter certeza de nada!

  • levy:

    e depois ainda dizem que obeso é que come demais

  • Magda Patalógica:

    MÚMIA GAY

    Não me atraem muito esses estudos e cogitações.

    Alguém se lemra da múmia gay? Afirmaram de pés juntos que encontraram esperma na cavidade anal da múmia.

    Deu o maior ibope porque era múmia gay. Se fosse uma múmia esciriba ou guerreira, passaria batido.

    Qualquer múmia que se preze, prá ficar famosa, tem que ser de faraó ou em último caso, de gay, com esperma e tudo no…
    Eita esperma duradouro, meu.
    Continuou intacto após 5 mil anos?

    Diz o ditado do meu padim mineiro:
    “O que é do hóme o bicho não come”

    Fui

    • EltonPaes:

      A sua pergunta é a resposta!

  • JR:

    Coitado do Power Ranger Vermelho
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • EltonPaes:

    O T-rex é phoda mano!

Deixe seu comentário!