“Traça poodle”: inseto peludo esquisito assusta internautas

Por , em 28.08.2012

É um pássaro? É um cachorro? Não! É uma traça (ou mariposa) que parece um poodle. “Ah”, pensa você, “tem que ser Photoshop”.

Apesar de muitos leitores e internautas considerarem tal bicho “impossível”, a traça é bastante real. O inseto foi
fotografado na Venezuela, na região de Gran Sabana do Parque Nacional Canaima, vários anos atrás, pelo biólogo marinho, taxonomista e zoólogo Arthur Anker, da Universidade Federal do Ceará.

Aliás, o Flickr do especialista é cheio de fotos de animais com aparência bizarra, de camarões a macacos de diversas regiões, que ele selecionou como suas imagens favoritas.

Mas, se o animal é verdadeiro, qual seu nome popular e de espécie? Difícil saber. Isso porque o exemplar deve pertencer à família Arctiidae dos lepidópteros, uma ordem de insetos com espécies muito diversificadas, que inclui as borboletas e traças. Existem tantos tipos de mariposas da família Arctiidae – cerca de 11.000 espécies em todo o mundo, incluindo 6.000 espécies na região neotropical – que é muito complicado classificar este inseto em particular, a menos que haja uma amostra para ser analisada geneticamente, o que não temos.

Porém, sua aparência peluda assustadora é perfeitamente possível e está alinhada com o que seria esperado de uma mariposa neotropical ornamental. Aliás, já existe um inseto parecido descrito, conhecido cientificamente como Diaphora mendica, ou mariposa musselina, um membro da família Arctiidae.

Sendo assim, a traça poodle, como foi apelidada, pode ser também um membro da extensa família Arctiidae, ou poderia ser uma espécie ainda não descrita, o que também é bastante possível, já que milhares de novos insetos são descobertos a cada ano nas florestas tropicais da América do Sul.[NBCNews, DailyMail, Globo]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • KA Jéa:

    WTF? MTO ESTRANHO :S JA NAO BASTA BARATA QUE VOOA AGORA A TRAÇA TB … ARG

    • Cesar Crash:

      Acontece que este bicho é uma mariposa. Por causa daquelas “lagartinhas num saquinho” que também são chamadas de traças sendo mariposas, os tradutores traduzem moth por traça.
      Inclusive, esta mariposa é bem normalzinha, e não me parece ser muito diferente desta AQUI, que na verdade é Noctuidae. Me parece mais por que as pernas dianteiras parecem ser grandinhas.

      Aproveitando o espaço, o Brasil não possui muitas referências para identificação de suas próprias espécies, a maior biodiversidade do mundo, e isto é no mínimo decepcionante. Foi pensando nisto, em uma tentativa de minimizar este problema que criei o Insetologia. O nome foi escolhido em detrimento de entomologia por ser um nome mais “amigável”, todavia o blog trata de todos os artrópodes terrestres de nossa fauna. Se você gosta de insetos, aracnídeos e de taxonomia, não deixe de conhecer o Insetologia. O blog já foi divulgado por um site estadunidense enquanto ainda era apenas um projeto.

  • Clara Telis:

    Own que lindo ele lembra o Stitch (da Lilo hehe) ,só que é branquinho 🙂

  • Italo LA:

    realmente, não entendi o título da matéria!

    a menos que se refiram a internautas que tenham uma biblioteca real, pq se as traças normais já fazem um estrago enorme imagina um bixo desse naipe!!!

    xD

  • Claudia F. Sans:

    Não tem nada de monstruoso não e nem assustador, pelo contrário e extremamente fofo!!!

  • Renato Almeida:

    Como se o inseto fosse sair do PC !!! pq ele assusta internautas sendo q só existe na Venezuela ???

Deixe seu comentário!