Este inseto tem uma incrível capacidade de fingir ser animais perigosos

Por , em 23.03.2016

A imagem acima mostra uma traça conhecida em inglês como “traça aranha Lygodium”. Seu nome cientifico é Siamusotima aranea.

Se o inseto lhe parece estranho, não é por acaso. Ele de fato possui mecanismos para disfarçar sua aparência.

Besouro ou aranha?

Esta traça se alimenta de espécies de plantas do gênero Lygodium. Enquanto se alimenta, ela prefere ficar longe do perigo, por isso tem marcas que a fazem se parecer com uma aranha, possivelmente para protegê-la de predadores.

A traça é única em uma série de maneiras. Sua forma de lagarta se parece mais com algumas larvas de besouro e é diferente de tudo visto antes em uma mariposa. Na forma adulta, ela continua com a crise de identidade, desta vez imitando aranhas.

traca que imita aranha (3)

Casos de mimetismo como esse não são muito comuns, mas também não são inéditos. Por exemplo, uma mosca da família dos tefritídeos (a “verdadeira” mosca-da-fruta) também é capaz de afastar predadores ao projetar asas que parecem conter formigas ou aranhas.

Controle de pragas

A descoberta deste animal expande as possibilidades de controle biológico de certas plantas, como a samambaia do Velho Mundo. Embora não seja uma praga em sua terra natal, na Austrália e no Sul e Sudeste da Ásia e África, ela é um problema em outros locais, como nos Estados Unidos.

traca que imita aranha (2)