Um computador pode ser atualizado infinitamente?

Por , em 11.11.2010

Alguns dias atrás postamos esse artigo, contendo um “minidocumentário” sobre como as tecnologias que compramos hoje são feitas para durar pouco. No vídeo há o exemplo das peças de computador que mudam, tornando toda uma estrutura obsoleta quando, na verdade, apenas pequenos ajustes são necessários (e menos energia e matérias primas precisariam ser gastas, assim como menos lixo tecnológico seria produzido).

Enfim, encontramos uma inovação que parece nadar contra a corrente: um pequeno computador que pode ser seu último. Resumidamente, você poderia atualizá-lo sempre e não precisaria substituí-lo inteiro por uma versão mais nova.

O nome da belezinha é Xi3 Modular e ele tem três plataformas que, em teoria, permitiram que ele fosse atualizado infinitamente.Uma delas têm dois processadores Athlon 64 e a memória RAM do aparelho enquanto as duas outras ficam responsáveis pela conectividade. Mudando essas plataformas você poderia atualizar o Xi3 infinitamente.

Apesar das boas intenções, que salvariam vários recursos (e um bom dinheiro do consumidor), algumas outras empresas já tentaram fazer o mesmo e descobriram que, mesmo com essa “abertura” para atualizações, novas tecnologias surgem e o computador não consegue manter o ritmo, aceitando todas elas. [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

7 comentários

  • Tibulace:

    Tomara que vingue e CUMPRA o que promete.Assim, poderemos dizer dele, algo semelhante ao que disse o caipira de sua faquinha de picar fumo:Êta faquinha boa essa, sô, já troquei 3 cabos e 4 lâminas e tá cuma nova!

  • Rodrigo Paim:

    Levamos milhares de anos da roda para o avião, e só 60 anos do avião até a Lua.

    A tecnologia acelera num ritmo incontrolável, querendo ou não, mesmo que as empresas se empenhasse para melhorar a durabilidade ( que significaria menos vendas, menos dinheiro, menos empregos ) não haveria como evitar que os computadores se tornassem obsoletos.

    1946, 1º Computador do Mundo – Eletronic Numeric Integrator And Calculator (ENIAC), capaz de fazer 5000 cálculos por segundo.

    2011, Computador mais potente do mundo – Blue Gene/L, 360 trilhões de cálculos por segundo.

    Sacas ?

  • Javyer Mendes:

    Concordo plenamente com o Primeiro Comentário, vão inventar o Xi4 Quadi Core, e assim por diante

  • Ananias:

    hahahahaha… risos de boa isso nunca se aplicára ao pé da letra porque na tecnologia sempre se aplicará a renovação! Inventaram xi3 modular,depois mesmo a proméssa dele ser insubistituível, exemplo inventariam xi4 quadi modulation com 4 grupos de modulação assim tornado alem de insubistuível será indispensável para sua vida!!!Vendas e Marketing a alma do negócio, nunca pode parar isso é insubistituível.

  • sely:

    Isso vai vim pro Brasil? se vier vai ser tão caro que nem compenssa.

  • Kerensky:

    É certo que não vai pegar. Os capitalistas não aderem a coisas assim. Lucrar e destruir a mãe terra é mais a cara deles (e nossa).

  • Davidson Lima:

    Interessante o artigo. Imagine só: comprar algo uma única vez e, se cuidar bem, durar várias gerações!

Deixe seu comentário!