Um estranho cometa verde está vindo em nossa direção

Por , em 9.02.2017

Um estranho cometa verde passando pela Terra vai alcançar seu brilho máximo no próximo sábado, proporcionando uma bela vista para os astrônomos amadores que gostam de passar suas madrugadas vasculhando o céu.

Chamado 45P/Honda-Mrkos-Pajdusakova, em homenagem aos três astrônomos (Minoru Honda, Antonín Mrkos e L’udmila Pajdusakova) que o descobriram em 1948, o cometa viaja dentro do sistema solar interno a cada 5,25 anos.

Como observá-lo

No dia 11, o cometa passará a apenas cerca de 11 milhões de quilômetros da Terra, o que é muito perto em padrões celestes.

“O cometa estará correndo através da constelação Hércules no alto oriental do céu”, informou o SpaceWeather.com.

Com binóculos ou um pequeno telescópio, observadores devem ser capazes de detectar o cometa no céu no pré-amanhecer entre quinta-feira e domingo.

Ele estará aparente a partir das 04h00, e deve ficar assim até por volta das 06h00 (horário local), quando o sol começar a ofuscar seu brilho. Observadores do norte e nordeste do país terão uma visão mais privilegiada, pois a constelação de Hércules ganha uma maior altura no céu.

45P/Honda-Mrkos-Pajdusakova

45P tem apenas um quilometro de diâmetro e parece uma bola azul-esverdeada com uma cauda em forma de leque. Sua cor distintiva vem da vaporização de carbono diatômico, um gás que brilha verde no quase-vácuo do espaço.

De acordo com o Minor Planet Center, 45P é o oitavo cometa que passa mais próximo da Terra desde que as tecnologias modernas de rastreamento começaram a registrar esses eventos, por volta de 1950.

O próprio cometa fez uma aproximação maior durante sua última visita em 2011, ilustrada acima, mas não chegará de novo tão perto de nós neste século.

“A proximidade torna o cometa brilhante apesar do seu tamanho pequeno”, reportou SpaceWeather.com. “Os meteorologistas dizem que 45P pode estar à beira da visibilidade a olho nu quando emergir no céu pré-amanhecer esta semana”. [Seeker, UniversoCetico]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 4,83 de 5)

2 comentários

Deixe seu comentário!