Um gene é responsável por seu vício em salgadinhos

Por , em 12.05.2010

Uma nova pesquisa mostrou que um gene é ativado quando estamos estressados e que, quando isso ocorre, temos mais vontade de comer “bobeiras”. Os cientistas o chamam de gene da ansiedade e ele aumentaria o desejo por comidas açucaradas e gordurosas.

Eles também acreditam que o gene seria responsável pela pandemia mundial de obesidade que ocorre nos dias de hoje. Segundo os pesquisadores, o estudo mostrou que as ações de um único gene em determinada parte do cérebro podem afetar a nossa dieta, causando mudanças no metabolismo do corpo todo.

Ou seja, foi comprovado o que muita gente já desconfiava: o stress nos deixa mais gordinhos.

A equipe que conduziu as pesquisas descobriu um gene que “liga e desliga” nosso stress – e essas mudanças também podem levar ao desenvolvimento de diabetes e obesidade.

O gene liberaria uma proteína chamada de Ucn3, que causa ansiedade e mudanças no metabolismo. Quando os pesquisadores aumentaram os níveis dessa proteína no corpo de ratos, os ratos armazenavam mais açúcar e, sendo assim, engordavam com mais facilidade. [Telegraph]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Paulo Sergio:

    Qual o gene responsável pelo vício de doces? .-.

  • @AtomicBlue:

    Eu tenho vivido isso em época de provas, e é desesperador. Quem mora comigo nota e comenta: “Por que você está andando de um lado pro outro, e comendo de TUDO um pouco?! Mas que desespero!”.
    E eu sei que essa comilança não tem fundamento. A vontade de comer alguma coisa bem doce – ou bem salgada e nada saudável – vem toda vez que estou muito estressado. Quando como, parece que 80% do stress se apazigua enquanto a comida está na boca. Como uma droga.

Deixe seu comentário!