As pessoas comem menos se sabem quantas calorias estão ingerindo?

Por , em 3.11.2010

Até 2011, todos os restaurantes dos EUA terão que indicar no menu as calorias por trás de suas ofertas. Elas devem estar tão destacadas quanto o preço da comida. A razão para tal decisão é que comer fora está associado com obesidade, e os consumidores não têm conhecimento das calorias nos alimentos dos restaurantes.

Mas será que isso vai afetar a escolha das pessoas? O que elas optam por comer ou evitar? Segundo pesquisadores, a resposta a esta pergunta é “talvez”.

Os cientistas pesquisaram 110 milhões de negócios, antes e após a lei entrar em vigor. As escolhas de bebida dos consumidores permaneceram iguais, mas as calorias dos alimentos caíram 14%.

Considerando, porém, que esta diminuição foi de apenas 14% em calorias, não necessariamente consumidas diariamente, o impacto global na caloria nacional levaria a uma redução de apenas 30 calorias em uma dieta de 2.000 calorias por dia.

Mas o efeito pode ser maior para algumas correntes de restaurante. Ainda é muito cedo para dizer, já que a lei é apenas um elemento da campanha americana sobre dieta e saúde. Ainda assim, especialistas dizem que muitos fatores conspiram para tornar a lei menos eficaz.

Um problema é que o marketing acaba compensando o menu detalhado. Assim, embora possa ser verdade que os consumidores comeram mais no Subway (rede de fast-food que vende sanduíches mais naturais) depois da lei, isso foi devido à propaganda do novo sanduíche do Subway, maior do que o típico.

Além disso, em última análise, indicar se um alimento tem 100 ou 1.000 calorias não significa muita coisa se os consumidores não sabem que a maioria dos adultos precisa de apenas cerca de 2.000 calorias por dia.
Segundo os pesquisadores, é preciso oferecer às pessoas não apenas a indicação de calorias, mas também uma compreensão do balanço de energia. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

3 comentários

  • Rodrigo Paim:

    Talvez, muito conclusivo ¬¬.

  • phi:

    Eu conto calorias o tempo todo, não deixo passar de 1200, 1500 nunca e parece que mesmo assim não emagreço! Talvez nem sejam as calorias em si, mas o que a gente come.

  • Angela:

    É melhor colocar em letras grandes e em negrito!
    Principalmente no menu do Mcdonald’s.
    Sabe aquelas placas que ficam encima do balcão da atendente?

Deixe seu comentário!