Um inibidor de proteína pode curar todos os tipos de câncer – e possivelmente outras doenças

Por , em 23.08.2010

Desde abril do ano passado, pacientes com câncer que não respondem bem à quimioterapia, nos Estados Unidos, estão sendo submetidos a outro tipo de tratamento. Uma droga experimental, administrada nesses casos, mostram resultados a partir de algumas semanas depois da primeira dose.

Os resultados, apesar de preliminares, são promissores. Com apenas algumas mudanças, o remédio também poderia ser usado para tratar inúmeras outras doenças, mostrando que a cura milagrosa da medicina pode vir por outros meios que não as células tronco.

Mas que remédio maravilhoso é esse e como ele funciona?

A droga chamada ALN-VSP cortou 62% do fluxo de sangue para o tumor em 19 pacientes que sofriam com câncer de fígado, impedindo o desenvolvimento do tumor. Drogas convencionais desabilitam o funcionamento de proteínas causadoras de doenças, mas esse novo medicamento impede que o corpo fabrique essas proteínas.

A técnica poderia curar 75% dos tipos de câncer que ainda não tem tratamento, se obtiver sucesso, além de outras doenças. A fabricante do medicamento, a Alnylam, está testando o medicamento contra doenças como o HIV, doença de Huntington e colesterol alto – mas esses testes ainda não foram realizados em humanos.

De acordo com a empresa, pelo tratamento ser relativamente simples, ele poderá estar sendo utilizado normalmente daqui a dois anos. [PopSci]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,00 de 5)

4 comentários

  • Eduardo R. V.:

    Independente da chamada, a notícia é animadora.

  • eduardo:

    Me lembrou o filme “Eu Sou a Lenda”….. as pessoas se transformavam em “vampiros zumbis comedores de cérebros” a partir de um tratamento revolucionário contra o câncer….

    Essa é com certeza uma boa notícia pra akeles q sofrem de algum tipo da doença… e ainda poderá ser comercializado daki a dois anos….. isso é muito bom…

  • Anderson:

    POR QUE O SENSASIONALISMO na chamada da matéria?
    Até aqui? Não utilizem desse recurso que os mais inteligentes e sensatos apresentadores de circo, como DATENA, RATINHO E JOÃO CLEBER usam…

    Não precisamos disso, editor!
    POR FAVOR… se quiser que eu continue lendo seu blog, não use mais artifícios POBRES como esse…

  • Bruno:

    “A técnica poderia curar 75% dos tipos de câncer que ainda não tem tratamento” =/= “pode curar TODOS os tipos de câncer”. “/

Deixe seu comentário!